#03 AI Sandbox, filtros para relatórios rápidos e chatbot no Instagram
Dicas e Novidades
Photo by Will Francis on Unsplash
A minha live de hoje no Instagram foi sobre dados primários e como essas mudanças de privacidade irão impactar os anunciantes. Mas nós também conversamos um pouco sobre a inteligência artificial generativa nos anúncios. Por isso resolvi escrever sobre a AI Sandbox.
A Meta anunciou a AI Sandbox como um espaço de testes para as primeiras versões de novas ferramentas e recursos. Vale destacar que ela incluiu ferramentas de IA generativa para os anúncios. No momento eles estão testando com um pequeno grupo, mas anunciaram que em julho começarão a expandir gradualmente o acesso para mais anunciantes.
Algumas ferramentas da AI Sandbox são:
Variação de texto: gera várias versões de texto para destacar os pontos importantes do conteúdo de um anúncio;
Geração de plano de fundo: cria imagens de plano de fundo a partir de entradas de texto;
Formatação de imagem: ajusta os ativos criativos para caber em diferentes proporções em várias superfícies, como Stories ou Reels.
Aplicação da IA Sandbox
Além da AI Sandbox, eu queria dar destaque para as atualizações da suíte Meta Advantage, que é a principal iniciativa da Meta com inteligência artificial para anúncios.
Alguns recursos que a Meta anunciou da suíte Meta Advantage:
Mudando campanhas manuais para campanhas de compra Advantage+ em um clique: as empresas poderão transformar suas campanhas atuais em campanhas de compras Advantage+, permitindo que aproveitem a IA de forma rápida e fácil.
Usando vídeo em anúncios de catálogo: agora, em vez de usar apenas imagens estáticas de produtos, os anunciantes poderão importar e usar formatos como vídeos de marca ou vídeos de demonstração para clientes. Depois a Meta ultilizará IA e aprendizado de máquina para mostrar dinamicamente o melhor vídeo para as pessoas no Feed, Stories, Facebook Watch e Reels.
Lançando comparações de desempenho: esse novo relatório automático permite que os anunciantes comparem as campanhas de vendas manuais existentes com as campanhas de compra Advantage+ para entender melhor o impacto positivo da automação no desempenho.
Melhorando o desempenho com o público Advantage+: esse é um novo produto Meta Advantage, que fornecerá aos anunciantes uma nova maneira de alcançar pessoas e gerar conversões.
Eu gostei muito dessa atualização do desempenho do público Advantage+ e na próxima edição da newsletter vou comentar sobre o impacto disso na segmentação.
Dica para analisar suas campanhas de Meta Ads de forma rápida e eficiente
Utilizando os filtros disponíveis tanto na ferramenta de relatórios quanto no gerenciador de anúncios, você poderá otimizar suas análises e obter insights valiosos.
Ao acessar a seção de filtros na ferramenta de relatórios, você poderá definir critérios específicos para a análise das suas campanhas.
Por exemplo, se deseja avaliar aquelas campanhas que alcançaram mais de 10 mil pessoas, basta digitar "alcance" e selecionar a opção "maior que" seguida do valor desejado. Os filtros irão separar automaticamente todas as campanhas que atendam a esse critério.
Outro exemplo: se você quer analisar todas as campanhas direcionadas para uma página de vendas específica, basta editar o filtro de URL e inserir o endereço completo da página desejada. Você também pode utilizar apenas parte da URL para análises mais específicas.
Filtros + URL na ferramentas de Relatórios
Vale ressaltar que essa funcionalidade também está presente no gerenciador de anúncios, possibilitando a utilização dos mesmos critérios para otimizar suas análises.
Essa é apenas uma das formas de analisar suas campanhas, porém, muitas pessoas ainda não aproveitam todo o potencial dos filtros para obter análises mais ágeis.
Se você oferece serviços de Meta Ads, recomendo que você crie conjuntos de análise para utilizar como base ao trabalhar com novos clientes. Dessa forma, você poderá manter uma consistência nas análises realizadas e agilizar o processo de geração de relatórios.
Se você quer saber como fazer isso na prática, confira o vídeo abaixo:
ChatBot + IA no Instagram?
#Instagram is working on bringing AI Agents (Bots 🤖) to your chats for a more fun and engaging experience 👀
ℹ️ AI Agents will be able to answer questions and give advice.
You'll be able to choose from 30 different personalities.
O Instagram está testando Agentes (bots com IA) que possibilitam que você escolha entre 30 personalidades, configure para responder perguntas e até mesmo fornecer conselho para o seu público. A forma como este treinamento será feito não está claro ainda.
Em Abril de 2023, Mark Zuckerberg citou o uso de Agentes de IA como uma das formas que a Meta iria trabalhar com Inteligência Artificial.
❝
"Existe uma oportunidade para apresentar agentes de IA para bilhões de pessoas de forma que seja útil e significativa"
Mark Zuckerberg
Recentemente o Alessandro Paluzzi teve acesso a uma tela do Instagram que mostra o que pode ser a aplicação deste agente com IA.
Agora, considere que o seu Instagram, tendo acesso ao seu conteúdo e sendo devidamente treinado, tem o potencial para virar um "mini" ChatGPT que pode ser utilizado para atender seu público sem que você precise fazer absolutamente nada.
O fato de podermos escolher entre 30 personalidades que tenham uma relação com a marca é algo incrível. Isso garante que a experiência seja percebida de forma diferente por parte dos usuários e ajuda a manter a experiência ainda mais personalizada.
Isso pode ser somente um teste interno e nunca ver a luz do dia, mas caso seja realmente executado, alguns pontos irão impactar os anunciantes da plataforma:
Maior volume de anúncios com direcionamento para mensagens, tornando o formato mais competitivo do que já é hoje.
Posts (orgânicos) com a opção de botão de mensagem ganham um lugar estratégico.
Oportunidade para aquisição automatizada de leads.
Personalização em escala para a ser uma realidade mesmo para pequenos negócios.
Escala global devido ao fato de que as IA generativas compreendem diversos idiomas.
Essas são algumas implicações de curto prazo, mas não é só isso. Como temos o projeto Barcelona (O Twitter do Instagram), uma rede com foco em textos curtos, o impacto pode ser ainda mais significativo a longo prazo.
Caso você não esteja sabendo sobre o projeto Barcelona, eu recomendo este vídeo:
De qualquer forma, é mais uma medida da Meta que deixa claro a intenção da plataforma de fazer com que cada vez mais as pessoas permaneçam dentro da rede. Para quem anuncia, é sempre uma boa notícia.
Fica a dúvida se eles irão liberar agentes neste formato também para o Whatsapp. Caso isso aconteça, lembre-se que o Whatsapp já trabalha com pagamentos nativos da Meta e pode ser uma fonte incrível para campanhas de venda via mensagem.
Vamos torcer 🤞
Live Q&A no YouTube
Eu vou fazer lives de Q&A no YouTube todas as sextas-feiras, às 11:00. Caso você queira participar, clique aqui e ative o lembrete.
Essa é primeira semana da newsletter e ainda estamos nos adaptando ao formato. Tem sido uma aventura, com vários aprendizados e nós gostaríamos muito de agradecer o seu tempo e apoio nesse novo projeto ❤️.
Como amanhã é feriado, a próxima edição da newsletter será na sexta-feira.
Um ótimo dia e um excelente feriado!