Foto de Tyler Franta na Unsplash
Conheça os Públicos Advantage+
Quer saber um pouco mais sobre como a Meta está implementando IA na plataforma e como isso vai te impactar? Apesar de existirem várias iniciativas, uma me chamou a atenção. Estou falando do “Público Advantage+”
Neste formato você “terceiriza” a segmentação da sua audiência para Meta e em troca, você confia que ela irá encontrar o melhor público de acordo com a sua descrição. Por exemplo:
“Encontre pessoas de 35 a 55, que trabalham nas áreas de marketing e gostam de ouvir podcasts.”
Pronto, sua segmentação está pronta e você não precisará fazer mais nada. Surreal não é?
Para marcas que precisam de controles mais rigorosos relacionados à idade e localização, a Meta irá habilitar uma nova opção chamada “Controles de Público”. No entanto, ela não estará a nível de anúncio e sim a nível de campanha. Esse fluxo é bem diferente do que temos hoje, mas é coerente com o que vemos em outros recursos Advantage.
A Meta está basicamente reduzindo a segmentação a você descrever seu público e com IA generativa ela vai encontrar o que é melhor pra você. (Eu ainda acredito que este é um teste, será implementado aos poucos e nós ainda teremos as opções avançadas de segmentação.)
Eu acredito que este formato vai encontrar alguma resistência de profissionais mais experientes no início, mas não tem como negar que será incrivelmente útil para quem tem menos experiência.
Assim que sair, como sempre, minha recomendação é testar e avaliar de acordo com o seu cenário.
O criativo é o carro-chefe das suas campanhas.
Especialmente após o iOS 14.5, isso se tornou ainda mais verdadeiro. Tenho repetido essa frase com alguma frequência porque acredito o criativo é que tem o maior potencial de impacto na audiência. Não que as outras áreas não sejam importantes, todas são. Mas se eu tiver que mudar uma única coisa em uma campanha para otimizar a performance, normalmente será o criativo.
Os criativos representam a principal área de investimento da Meta com as iniciativas de inteligência artificial no momento. Dessas iniciativas, existem 3 ferramentas que provavelmente veremos ainda este ano:
Uso de IA para você escrever um texto e a IA irá gerar textos alternativos.
Geração de fundos (backgrounds) para suas imagens de produtos (A lá MidJourney) .
Recorte inteligente de imagens para que a Meta consiga rodar a campanha em mais posicionamentos, mesmo com um número limitado de criativos.
A Meta quer que você tenha performance superior nas suas campanhas e o fato de estarem priorizando os criativos para aplicação de IA para mim confirma a relevância do criativo na campanha.
Inclusive se você quiser se aprofundar um pouco mais, além de um Workshop que eu criei (aqui), tem também este vídeo que eu gravei uns meses atrás onde eu aprofundo mais no tema de criativos.
Qual atribuição é melhor?
Comentário no Instagram
Eu recebi esse comentário em um dos meus conteúdos e fiquei impressionado com o conselho. Vou começar dizendo que isso não faz nenhum sentido.
Compreendendo a atribuição
Entenda atribuição como a comidinha da campanha.
Na atribuição de 1 dia (view/clique), o que o usuário “come” só é considerando no primeiro dia. Mesmo se ele comer algo depois de 2 dias, por exemplo. Um exemplo prático para atribuição de 1 dia:
Dia 1: Usuário viu ou clicou o anúncio
Dia 2:
Dia 3:
Dia 4: Usuário comprou
Dia 5:
Dia 6:
Dia 7:
Atribuição vs Consideração
Se a sua campanha estiver configurada para 1 dia de atribuição, essa compra não será atribuída a sua campanha. A Meta não vai entender que este usuário clicou/viu e comprou por conta da sua campanha.
O impacto imediato é que ela deixa de considerar este perfil como um perfil de público correto para sua audiência ideal, prejudicando a forma com que a Meta vê a sua segmentação.
Além disso, vai prejudicar no tempo para sair da fase de aprendizado considerando que você via ter menos atribuições do que poderia. Percebe o quanto isso não faz sentido algum? É quase tão sem sentido quanto o meu desenho 😂
O que muda com a atribuição de 7 dias de clique ou 1 dia de visualização? Isso significa que a Meta irá considerar se um usuário ver e executar uma ação em até 24h ou vai considerar 7 dias caso ele tenha clicado inicialmente no anúncio.
Dia 1: Usuário viu ou clicou o anúncio
Dia 2:
Dia 3:
Dia 4:
Dia 5:
Dia 6: Usuário comprou
Dia 7:
Mesmo tendo visto a campanha no dia 1, passado por outros canais por exemplo (Google/TikTok) e voltado para comprar, a Meta irá compreender que esta pessoa faz parte do perfil ideal que você está buscando e ainda irá atribuir a compra na sua campanha.
Percebe o quão importante é a atribuição? Sem a atribuição correta, suas campanhas podem ter um resultado bem abaixo do esperado.
Quando usar a atribuição de 1 dia?
Nunca? 😂
Para a maioria das campanhas, nunca. A exceção é quando você precisa entender imediatamente o perfil do público e se ele não tomar uma decisão em 24h, então ele não serve para você.
Outro ponto é para campanhas que têm prazo muito apertado para rodar e precisam de validação instantânea.
Agora, considere que a Meta recomenda o prazo de 24h a 72h para analisar os resultados de uma campanha. Então mesmo se você quiser muito utilizar a atribuição de um dia, você ainda está correndo um risco considerável de não ter o volume que precisa. Eu acabo recomendando para campanhas com investimentos maiores, que precisam de resultado no curtíssimo prazo.
O que você está achando da Newsletter?
Finalizamos aqui a primeira semana da Newsletter e está sendo um experimento incrível. Se você está gostando das dicas, responda este email porque vamos olhar todas as respostas.
Basta clicar em responder e compartilhar seu feedback.
Um abraço e um ótimo final de semana para você!