Foto de Will Francis na Unsplash
Novidades chegando para Meta Ads
Nas próximas semanas devemos ter alguns anúncios interessantes da Meta e resolvi deixar alguns comentários para te posicionar a respeito das mudanças que vêm por aí.
Mudança para segmentação por interesse
Um dos maiores problemas que a Meta precisa resolver é o excesso de segmentação que os profissionais acostumaram a fazer no passado. Até hoje existem profissionais que ficam minerando interesses como se fosse ouro e criam mil camadas, deixando a audiência extremamente restrita e prejudicando a distribuição dos anúncios. Essa é uma estratégia extremamente ultrapassada.
“Lead Ads”, mas direto no seu site.
A Meta aparentemente vai lançar um novo tipo de formulário que funciona como Lead Ads, mas ele irá abrir como um “add-on” direto no seu site. Isso é bem interessante porque é uma forma de usar o melhor dos dois mundos: o processamento de dados no seu site (que serve para outras redes) e também a atribuição com formulário nativo da Meta.
Botão “Meta Pay” no seu site.
Essa notícia já tem mais de um ano, mas achei relevante encaixar aqui já que os testes continuam e pouco se falou disso no mercado. O Meta Pay neste caso funcionaria como o Google Pay ou Apple Pay, um botão que aparece para você finalizar a compra.
Considerando que a Meta sabe exatamente onde e quando você viu um anúncio, se por acaso a conversão estivesse atrelada com esta plataforma, ficaria muito mais fácil ter uma atribuição precisa.
O futuro é first-party
Considerando as mudanças futuras, o que a Meta fez com as experiências instantâneas e todo o esforço com o Shop para manter os usuários dentro da plataforma, fica evidente que o futuro acaba sendo direcionado para que cada vez mais as ações aconteçam dentro da plataforma.
Do ponto de vista de quem anuncia é uma ótima notícia. A atribuição a partir de dados “first-party” é muito superior e reduz o tempo necessário para otimizar uma campanha, por exemplo.
Atualização nas campanhas Performance Max do Google
O Google anunciou uma atualização bem interessante para as campanhas Performance Max.
Você vai poder otimizar suas campanhas com base na venda que ocorre na sua loja física. Isso será feito com o envio e o match de transações da loja direto para o Google.
Algo muito semelhante já acontece com as conversões offline da Meta.
Em tese, você cria uma campanha com objetivo de conversão e o evento de conversão é uma conversão offline que ocorreu na loja, você está executando uma otimização omnichannel.
Créditos: Suporte do Google
Eu acredito que essa atualização (ainda em beta) foi direcionada para campanhas performance max devido a camada de IA que é aplicada nessas campanhas, permitindo a anonimização de dados e a utilização de novos algoritmos para atribuição que já são inerentes a esse tipo de campanhas. As campanhas PMAX da Google podem ser comparadas (em algum nível) com as campanhas Advantage da Meta.
De qualquer forma, ótima notícia já que é possível otimizar as campanhas para ROAS no local ao invés de depender de otimizações menos objetivas. Quem trabalha com negócios locais e vende online/offline também poderá fazer análises específicas por canal, o que dá uma visão bem única do ponto de vista do anunciante.
Queremos sua opinião
Depois de quase 2 semanas, nós gostaríamos de entender melhor o seu ponto de vista sobre a newsletter.
Você poderia responder a enquete abaixo? Basta clicar, não precisa fazer mais nada.
Qual a frequência que você prefere para a newsletter?
É muito importante pra gente.
Login or Subscribe to participate in polls.
Muito obrigado por fazer parte deste projeto com a gente.
Um abraço e um ótimo dia.