Estratégia Digital #01: Por que você está sempre apagando incêndios (e como parar com isso)
Série sobre Estratégia Digital onde falo sobre como ter paz e manter a calma em um mercado de mudanças exponenciais.
E aí, tudo bom?
Se você é empreendedor, profissional de marketing, trabalha com agência, é freelancer ou trabalha com mídia paga, esse conteúdo vai ser perfeito para você.
Estou começando uma série sobre estratégia digital onde vou te dar uma direção clara para você sair desse padrão reativo de correr atrás de táticas isoladas e ter um direcionamento muito claro de onde você está indo.
O Mercado Mudou (e continua mudando cada vez mais rápido)
Em 2018, eu escrevi o livro Mentropia® com a Maria Rita, minha esposa e sócia. Nós já prevíamos um futuro mais complexo e exponencial, mas nada que pudesse se comparar ao efeito da pandemia.
É assustador pensar como o mercado sofreu uma transformação tão rápida. E agora estamos num momento de adequação a mudanças exponenciais.
Vou te adiantar uma coisa: é impossível você conseguir fazer tudo. É impossível seguir todas as tendências, todas as atualizações. Tem uma série de problemas que acabamos enfrentando quando tentamos ficar atentos demais ou aproveitar aquela oportunidade nova a todo o custo.
O "Modo Apagar Incêndio" virou normal (mas não deveria ser)
Hoje o mercado normalizou o modo de "apagar incêndio”, isso virou praticamente um padrão ou pior, uma badge de honra. As pessoas elogiam quem trabalha muito, quem está sempre ocupado, como se isso fosse positivo. Na verdade, isso pode gerar um impacto extremamente negativo.
Se você parar para pensar, as ferramentas e plataformas surgiram justamente para nos fazer recuperar nosso tempo, para focar mais em aspectos de criação, não em simplesmente apertar botões. Elas deveriam facilitar nossa vida.
Mas o que acontece na realidade? Hoje vejo as pessoas com menos tempo, não com mais.
Durante os últimos 15 anos, tivemos a oportunidade de conversar com milhares de profissionais, alunos, empresas de todos os portes que você imaginar. Infelizmente, a questão da “falta de tempo” é um padrão.
Ninguém está falando sobre como isso não deveria ser normal, sobre como o propósito da sua vida não deveria ser simplesmente o trabalho.
Eu reconheço que quando falo de propósito, tenho o meu viés. Acredito que a gente deveria aproveitar a vida e o trabalho deveria ser uma pequena parte que permite com que a gente viva o que realmente quer. Eu acho isso incrível, mas não é a única forma de ver a vida e de pensar, então considere isso quando for ler o meu conteúdo, eu tenho esse viés.
Em termos de trabalho, nós estamos no mercado digital, que se tornou a camada principal onde a sociedade, em sua maioria, se relaciona. Temos o privilégio incrível de poder nos antecipar a tendências, analisar o mercado com certa tranquilidade e ver as coisas muito antes delas efetivamente acontecerem.
Inteligência Artificial é algo novo para você? Tenho certeza que não. A migração para dispositivos móveis? Você já ouve isso há uns 15 anos. Realidade virtual e aumentada? Mesmo caso.
O problema é que, como virou normal estar sempre correndo e sempre apagando incêndio, isso acaba impactando diretamente na estratégia.
A consequência é que você não tem um caminho claro, uma direção definida. Isso porque cada um fala algo diferente. A cada dia, cada TikTok/Reels alguém falando que o mundo nunca mais será o mesmo e que você deveria repensar sua vida.
Em alguns casos, isso é realmente verdadeiro, mas tem algo que eu gostaria que você considerasse também.
O Bombardeio de Informações
A forma como consumimos conteúdo hoje não ajuda muito. A maioria das pessoas usa TikTok, Instagram e YouTube. No intervalo de meia hora navegando, se seu algoritmo entendeu que você procura algo sobre mercado digital, você vai ouvir conselhos de um milhão de pessoas diferentes.
Obs.: Estou falando do ponto de vista de usuário, eu sou um deles.
Cada uma dando um "ótimo argumento" para você seguir isso ou aquilo. O resultado? Você absorve tanta informação que isso começa a impactar diretamente na sua capacidade de tomar decisão.
E talvez o pior disso seja o fato de você, um profissional experiente, questionar todas as suas decisões e estratégias por conta do conteúdo de uma pessoa que sabe o que está falando.
As duas coisas podem ser verdadeiras. Você ainda pode seguir o seu caminho e ouvir o conselho de uma pessoa que realmente sabe o que está falando, mas sem interromper o seu processo. Você enriquece, adiciona, eleva, mas não troca tudo, não recomeça.
Não vou nem comentar dos pseudo profissionais com conselhos aleatórios, você já deve ter aprendido a identificá-los a essa altura do campeonato.
A Corrida atrás do Algoritmo e o sufocamento da Estratégia
Quando você olha para o mercado, vê uma obsessão por mudanças contínuas. No YouTube, vídeos técnicos sobre "o algoritmo mudou", "Instagram mudou", "TikTok mudou" sempre têm muitas visualizações. Todo mundo fica desesperado para saber o que está funcionando agora.
Você já parou para pensar que isso não faz sentido?
Se você tá todo dia correndo atrás do algoritmo do Instagram, quem tá correndo atrás do seu negócio?
"Ah Estêvão, mas é a mesma coisa, eu corro atrás do algoritmo para poder alcançar mais pessoas para o meu negócio."
Beleza, mas o impacto é direto? Ou você tem que testar? Quantos testes você precisa fazer? Em quanto tempo? Em termos de esforço versus resultado para o seu negócio, esse é o principal aspecto que traz resultado efetivo para o seu negócio?
Imagina que você testou uma coisa aqui, testou outra ali, e mais outra lá... Em muitos casos, você poderia simplesmente ir direto ao ponto, mas porque você tá preocupado em testar o que o Instagram falou, o que o "guru" falou, você acaba se perdendo nessas mudanças exponenciais.
Isso porque antes mesmo de você concluir um teste, um recurso novo já chegou, uma atualização nova impacta (inclusive seu teste) e o resultado fica comprometido.
Se você juntar todas as últimas atualizações do Instagram, LinkedIn, YouTube, TikTok, e-mail, entregabilidade, fora toda a parte de gestão... imagine a quantidade de pontos que você teria que manter sua mente e seu negócio ligado para garantir que tudo está perfeitamente alinhado. É insano!
Isso literalmente sufoca o conceito de estratégia, porque estratégia é você ter um caminho claro, saber onde você está agora e para onde vai.
Você não consegue ter uma estratégia definida trabalhando nesse padrão de estar cada hora testando uma coisa diferente. Isso não está certo, simplesmente não funciona.
A Síndrome do Impostor elevada a uma nova potência
O mais triste? Vejo profissionais com experiência absurda, extremamente qualificados, que estão sempre estudando e se atualizando.
Mas quando você conversa com eles, estão morrendo de medo de lançar um produto, vender uma consultoria ou dar uma palestra.
Por quê? Porque estão num mundo onde estão consumindo informação o tempo todo e acham que não sabem o suficiente. Um Dunning-Kruger elevado a um nível exponencial.
O problema não é se atualizar. Eu também me atualizo e leio todos os dias. O problema é o que você faz com esse consumo, como ele impacta sua visão estratégica do seu próprio negócio e de quem você é.
O conteúdo que você consome não deve te definir, ele deveria contribuir, ajudar. Muitas vezes, principalmente no caso de mercado mais técnico, esse conteúdo vira entretenimento.
É gostoso ver que algo funcionou para alguém, mas não significa que você tem que testar. É excelente ver outros profissionais tendo sucesso, pode te mostrar que você está no caminho certo. Mas não significa que você tem que sair do seu caminho para viver o caminho do profissional que você consumiu o conteúdo.
Primeiro Passo Para Sair do Caos
Para resolver isso, o primeiro passo é ter clareza de onde você está agora.
Qual é seu momento atual? Só de saber onde você está, você pode consumir conteúdo de forma mais consciente.
Um exemplo: eu tenho 15 anos de mercado, tenho alunos, lista de e-mail formada, referências no mercado, trabalho com grandes marcas e palestro nos maiores eventos do Brasil. Isso é muito bacana, mas não dá pra uma pessoa que está começando do zero achar que vai fazer exatamente o que eu faço e ter os mesmos resultados no mesmo prazo.
E eu, como produtor de conteúdo, tenho que ter a consciência e a responsabilidade de não vender algo que irá induzir a pessoa a achar que ela irá conseguir exatamente o mesmo resultado a curtíssimo prazo.
Eu posso te passar uma estrutura, um conceito que você pode adaptar. Mas saber onde você está agora é o que permite estabelecer a estratégia necessária para chegar ao seu próximo passo.
E seu próximo passo é diferente do meu, é diferente do de qualquer outra pessoa.
A Personalização da Estratégia
Aqui nós optamos por uma estrutura super enxuta. Na consultoria, somos só eu e a Maria Rita. Não temos funcionários, não trabalhamos com terceiros. Nem Fiverr ou nenhum tipo de banco de freelancers. Somos só nós dois.
Por quê? Temos um conjunto de habilidades que permite isso. Trabalhei com audiovisual e 10 anos no mercado de tecnologia antes do marketing digital. Qualquer coisa relacionada a gestão de sistemas, edição, programação básica, resolver problemas de DNS... para mim não é problema.
Mas não posso falar como se todo mundo tivesse o mesmo conhecimento e experiência que eu tive. Por isso é crucial saber onde você está e qual seu próximo passo.
Cada um na sua Jornada
Às vezes, para uma pessoa, conseguir fazer duas vendas no mês é incrível. Aí ela vê um "guru" falando: "se você não estiver fazendo pelo menos 80 vendas no mês, você é um fracassado."
Pô, mas a pessoa saiu do zero para validar um produto com duas vendas! Isso é maravilhoso para ela. Ela deveria estar pulando de alegria, pensando: "Caramba, consegui vender! O que posso fazer para vender quatro? Oito? Dezesseis?"
Ao invés disso, ela está magoada e triste porque está olhando apenas o que a outra pessoa está falando. É perigoso.
No fundo, isso acaba gerando ainda um problema que vou abordar em uma edição futura da newsletter: a fadiga tática. Este é um problema generalizado do profissional de marketing e do empreendedor e que precisamos aprofundar.
E agora?
O primeiro passo é você saber literalmente onde você está agora, porque daí você pode definir qual é o passo seguinte.
Na próxima newsletter, vou te mostrar uma estrutura que desenvolvemos, o Diagnóstico 5D, baseado em Audiência, Produto, Distribuição, Venda e Margem de Lucro.
Você vai conseguir fazer uma análise super rápida de como está seu negócio.
Agora é só ficar de olho no email.
Se você quiser uma versão em vídeo deste conteúdo, eu estou colocando no Youtube também:
Um abraço,
Estêvão