#19 Meta revela mais detalhes do algoritmo
Como a IA influencia o que você vê no Instagram e no Facebook?
Foto de Austin Distel na Unsplash
+ Algoritmo do Instagram e por que o Reels pode superar o TikTok
A Meta divulgou como exatamente a IA impacta nas decisões de conteúdo que aparecem no seu feed. Tanto no Facebook como no Instagram.
Nos últimos anos a Meta tem se esforçado para melhorar sua imagem pública. E se você me perguntar, isso funcionou de uma forma incrível.
Hoje o Adam Mosseri é “cara do Instagram”. Uma figura calma, não combativa, com amplo conhecimento e uma empatia que fica evidente pelo Q&A semanal que ele promove.
Agora a Meta busca escancarar de vez como o algoritmo funciona, por qual motivo você vê o que você. O foco da Meta é na transparência hoje em dia.
Pensando nisso, a mesma ferramenta que antes era utilizada nos anúncios, aquela que exibia “por que eu estou vendo este anúncio?”, essa mesma linha agora vai ser implementada também nos conteúdos do Instagram e do Facebook, inclusive nos Reels.
Você vai poder ver claramente como a IA está recomendando o conteúdo para você e terá o poder de interferir na decisão. Eu acredito que a Meta possivelmente ganhou o jogo da recomendação nesta virada.
A Meta dar mais controles de consumo de conteúdo também funciona como uma ferramenta para personalização de tópicos não invasiva por pessoa. Isso pode ser utilizado para segmentação depois. Imagine que em um momento você marcou que tem interesse em IA. Isso pode ser facilmente utilizado pelo algoritmo para te encaixar em um interesse daquele tópico. No momento que você vai num post e diz “não quero ver mais isso”, o mesmo pode acontecer com a exclusão da segmentação.
Qual é a chance de um usuário comum dizer de forma explícita “não tenho interesse neste tópico”, mas, ao mesmo tempo, ter o desejo de ver anúncios sobre o tópico. Eu acredito que é bem menos provável e isso entraria como um forte sinal de que ele não é o público que está priorizando aquele assunto no momento. É claro que este não pode e nem será o único sinal, mas em termos do que a Meta já coleta de dados, reunir os dados também de preferência de consumo no orgânico, é mais uma jogada genial da Meta.
Novas ferramentas
A Meta preparou uma série de cards exclusivos para mostrar exatamente como funciona o algoritmo da Meta. Além disso, anunciou uma nova API que poderá capturar o conteúdo aberto da Meta, inclusive do Instagram (contas business/creator) e esse conteúdo poderá ser analisado por jornalistas e acadêmicos. O acesso será controlado, mas mesmo assim é uma iniciativa que merece destaque.
A Meta chegou a oferecer algo parecido como um produto anos atrás, o produto se chama Topic Data e era uma API de monitoramento avançada que agregava e anonimizava o conteúdo da plataforma, inclusive considerando o que você escrevia no Messenger. Na época a Meta disponibilizou primeira a API (em parceria com a Datasift) e depois ampliou para outras empresas. A Datasift foi posteriormente adquirida pela Meltwater.
A vantagem da Meta
A Meta está prezando pela transparência, algo que tem sido difícil em alguns níveis para o TikTok.
Isso porque o CEO do TikTok, sob juramento, disse que os dados dos americanos eram processados localmente, e foi recentemente descoberto que este não era bem o caso. Isso pode levar a um cenário turbulento pela frente e dificultar ainda mais o relacionamento do TikTok nos EUA.
O que eu acho? Bom, o TikTok não depende dos EUA para continuar vivo. É um bom mercado e é um mercado essencial para concorrer diretamente com a Meta, por exemplo. Mas sair dos EUA não mataria o TikTok. Eu também não acho que isso vai acontecer, mas precisamos considerar todo o cenário político envolvendo o cenário. Nós estamos a pouco mais de 1 ano da próxima eleição presidencial nos EUA. O relacionamento do TikTok no país já provou ser fortemente influenciado pelo fator político, então nos resta aguardar. Particularmente eu torço para que o TikTok consiga se estabilizar e crescer. Eu acho que a rede oferece algo diferente de todas as outras plataformas no mercado. Eu não vejo nem o TikTok como um concorrente direto do Instagram em alguns níveis.
A comunidade e a cultura criada pelo TikTok são únicos e por mais que a Meta traga ferramentas e incentivo para produção de conteúdo, é difícil criar o sentimento do TikTok dentro da rede. Isso exigiria outro tipo de trabalho por parte da Meta, um trabalho que envolvesse o criador de conteúdo comum, não somente o profissional. As pessoas precisariam se sentir a vontade para publicar um conteúdo, como nós vemos no TikTok.
Então por que eu disse que o Reels pode superar o TikTok? Bom, essa é minha análise como profissional. O consumo de Reels tem crescido de forma agressiva e o fato da Meta fornecer mais ferramentas, ter mais dados e uma ferramenta de anúncios muito superior, pode colocar a empresa em grande vantagem.
Meta libera criação de ads a partir do orgânico no TikTok (direto na API)
Notícia rápida, mas relevante para ferramentas. Agora será possível criar anúncios a partir dos vídeos que você publica no orgânico, sem a necessidade de refazer o upload.
A Meta divulgou a nota aqui. Agora deve ficar ainda mais fácil para ferramentas de terceiros aproveitarem o conteúdo orgânico no processo de criação de anúncios.
Um ótimo final de semana!
Nós desejamos um bom final de semana, que seja um momento para descansar e refletir.
Aproveite, você merece ❤️
Até segunda!