Foto de Shaiith @ Envato Elements
🚑 3 Dicas para recuperar seu CPM
#Edição 107
Na última edição fiz uma pesquisa rápida por aqui para saber como andavam os custos durante este período de vendas mais intenso, esses foram os resultados até agora:
(Parcial) Seu CPA/CPM aumentou durante o mês de novembro?
🟩🟩🟩🟩🟩🟩 Sim, aumentou muito. (24)
🟨🟨🟨🟨⬜️⬜️ Sim, aumentou um pouco. (16)
🟨⬜️⬜️⬜️⬜️⬜️ Não, permaneceu estável. (6)
Se você ainda não votou, basta clicar na resposta abaixo.
Seu CPA/CPM aumentou durante o mês de novembro?
Para responder basta clicar na opção abaixo:
Login or Subscribe to participate in polls.
Introdução:
Considere a sazonalidade do seu segmento.
Dependendo do seu nicho, a Black Friday é somente o início de um longo período de alta concorrência que dura até o Natal. Então você precisa ter isso em mente.
Não dá para sentar e simplesmente esperar o CPM abaixar. Enquanto isso realmente pode acontecer, também é provável que a plataforma absorva você é capaz de ter um bom retorno mesmo com CPM mais alto e isso pode contribuir para manter seu investimento em um patamar mais elevado. No final, o que importa é o seu retorno e a Meta sabe disso.
Então se você é novo no mercado ou não, não está acostumado a rodar campanhas no Q4, esse é o seu novo mundo e algumas das ações abaixo podem te ajudar a recuperar o resultado pré-Q4.
Stack no meio do Funil
Sim, eu já comentei em duas ocasiões a respeito disso. Nessa edição eu detalhei exatamente como criar seu stack de meio de funi e aqui eu comentei sobre estratégias para a Black Friday que você pode utilizar em qualquer período de alta concorrência.
Normalmente o custo é reduzido porque você está trabalhando com um público pré-aquecido. Se você fizer um bom trabalho com o seu criativo e a estrutura de campanha, provavelmente vai perceber uma redução drástica no custo.
A desvantagem aqui é que você perde sua habilidade de escala caso não tenha uma estratégia muito agressiva de produção de conteúdo.
Mas você precisa considerar se está escalando, porque se não estiver, não pode ser ruim perder algo que você não está fazendo (ainda).
Hora de trocar os criativos
Uma das formas mais eficientes de reduzir o custo, na verdade, a mais eficiente, é através de um bom criativo.
No entanto, como você quer realmente reduzir o custo, não seria uma boa hora para simplesmente testar novos criativos. Você pode fazer isso de forma intencional e baseado em dados para não correr o risco de prejudicar suas campanhas.
Utilize a ferramenta de "Relatórios de Criativos":
Essa ferramenta foi incorporada a ferramenta de relatórios um tempo atrás e agora ela simplesmente abre um relatório e já marca a opção de "Criativo do Anúncio".
Isso significa que você tem todo o poder da ferramenta de relatórios associado ao seu criativo para fazer as análises que desejar. Você pode analisar por período, objetivo, landing page, conversão, o que achar melhor.
Inclusive se você é do Clube Ads Avançado tem um Workshop bacana sobre Relatórios que você pode assistir hoje mesmo. Então faça uma análise de acordo com o cenário do seu negócio e gere novos criativos baseado no seu histórico de performance.
Amplie a sua audiência
Quanto mais segmentada sua audiência, normalmente maior é o custo. Algumas empresas ainda utilizam primariamente audiências baseadas em interesses e isso (além de ser um erro), pode encarecer consideravelmente o custo das suas campanhas.
Nesta edição da newsletter eu comentei a fundo sobre o debate entre segmentação aberta versus interesses. Se você não leu, acho que vale dedicar um tempo já que esta é uma mudança central de paradigma para quem trabalha com Meta Ads.
Essa não é simplesmente uma questão de preferência, dar mais liquidez para as campanhas impacta diretamente na redução do custo da distribuição. Se não estiver confortável com o teste, evite.
O motivo para isso é que a restrição impacta no custo para atingir uma audiência. Não é por acaso que a Meta tem insistido em parâmetros mais amplos.
Agora, não é só mudar e tudo irá acontecer de forma mágica. Existem algumas considerações que você precisa levar em conta.
A primeira é o tempo de campanha: como uma audiência maior, fica ainda mais desafiador analisar resultados a curtíssimo prazo. Você precisa dar tempo para que a plataforma aprenda mais sobre o seu público. Lembre-se que a recomendação da Meta é sempre aguardar pelo menos 72h para avaliar uma campanha.
Bônus: CPM Alto é sempre ruim?
Não, de forma alguma. É bem comum ver profissionais iniciantes tratando CPM como um KPI e isso nunca deve ser feito. O que importa é sempre o seu resultado de negócio.
O CPM mais alto pode indicar que o seu criativo não está gerando o engajamento esperado para aquele objetivo/público. Ao mesmo tempo, ele também pode indicar que você está concorrendo por uma audiência de alta qualidade e que tem um número maior de compradores.
Então cuidado, não avalie campanha nenhuma somente pelo CPM.
Seu CPA/CPM aumentou durante o mês de novembro?
Para responder basta clicar na opção abaixo:
Login or Subscribe to participate in polls.
Reorganizando por aqui…
Acho que isso é constante, não é?
Durante esses dias eu estou me dedicando a as aulas e também a finalizar uma masterclass do Ads Avançado que eu preciso atualizar já tem um bom tempo. Então essa é a última edição da semana e na segunda que vem voltamos a programação normal.
A boa notícia é que na próxima semana esse conteúdo entra no ar (gratuito) e acho que você vai curtir muito!
Um abraço e um ótimo dia.