Foto de Sergey Zolkin na Unsplash
#105 Anúncios gerados por IA: novas regras da Meta
Você provavelmente já se preocupou com deepfakes e outras aplicações de IA no contexto dos anúncios. Considere que 2024 é um ano eleitoral, teremos eleições presidenciais nos EUA (que impactam diretamente nosso mercado) e também eleições municipais no Brasil.
Nos últimos anos vivemos um cenário extremamente polarizado e este período trouxe novas exigências para as plataformas que utilizamos.
A Meta anunciou novas regras e a partir de 2024 será obrigatório declarar quando um conteúdo é alterado ou criado por inteligência artificial. A princípio estamos falando de anúncios ligados a causas sociais e políticas, mas acho que é uma boa prática se preparar para um cenário futuro onde isso seja uma exigência geral.
A Meta ainda especifica os casos onde será necessário declarar que o conteúdo será gerado por IA:
Representar uma pessoa real dizendo ou fazendo algo que ela não disse ou fez; ou
Representar uma pessoa de aparência realista que não existe ou um evento de aparência realista que não aconteceu, ou alterar imagens de um evento real que aconteceu; ou
Representar um evento realista que supostamente ocorreu, mas que não é uma imagem, vídeo ou gravação de áudio verdadeira do evento.
É importante notar, que essa é uma nova política que entrará em vigor no mundo todo e não só nos EUA.
Você provavelmente se perguntou qual é o impacto de utilizar as próprias ferramentas de IA da Meta. Considerando que os criativos advantage são modificados por IA, isso realmente abre uma janela para dúvida.
Mas a Meta já se antecipou e anunciou que quando você utilizar IA de forma não tenha consequência para o conteúdo, que está tudo bem não identificar. Exemplos são: cortes, ajuste de tamanho, correção de cor, utilização de filtros, nestes casos você não precisa se preocupar.
O que acontece quando você identifica um anúncio gerado por IA?
A Meta irá acrescentar essa informação para poder ser consultada diretamente no anúncio e também na biblioteca de anúncios caso alguém consulte.
Se você não reportar a alteração por IA, seu anúncio pode ser reprovado. Se o seu anúncio for reprovado por vezes consecutivas sem que você tome alguma medida, sua conta pode ser bloqueada.
A Meta ainda irá revelar passos adicionais de como esse processo irá funcionar, mas se você tem algum contrato ou trabalha com anúncios nestes segmentos, é uma boa prática já se preparar.
É importante lembrar que a Meta conta com empresas que checam fatos de forma independente para categorizar anúncios (e conteúdo). Neste caso, anúncios categorizados como: falsos, alterados, parcialmente falsos ou faltando contexto, também não poderão ser veiculados.
Particularmente acho que são boas medidas. Ainda mais em período eleitoral, acredito que o rigor com relação ao conteúdo veiculado de forma paga precisa ser redobrado. Por outro lado, sabemos que isso dificulta o trabalho dos profissionais durante este período, mas acho que é o preço que se paga pelo cuidado.
Seu CPA/CPM aumentou durante o mês de novembro?
Para responder basta clicar na opção abaixo:
Login or Subscribe to participate in polls.
Uma ótima semana!
A última semana de novembro costuma ser intensa. É hora de rever as estratégias que funcionaram e investir nessa reta final da “Black Friday".
Que seja um ótimo período de vendas e muito sucesso para você! 👏