Foto de Faizur Rehman na Unsplash
Por que o Criativo é o principal?
Eu tenho repetido exaustivamente o quão importante é focar no criativo. Especialmente depois de 2021 (iOS 14.5), existe um motivo muito especial para isso.
A combinação entre IA generativa e Privacidade, mudaram completamente o jogo dos anúncios
Do ponto de vista da IA, a Meta pretende automatizar ao máximo e tirar o fator "adivinhação" do profissional e trabalhar com foco em dados. Por isso temos um grande escopo de recursos com IA aplicada por parte da Meta: audiência, orçamento, setup de campanha, relatórios, criativos, etc.
A tendência é que a sua dúvida com relação ao setup de uma campanha desapareça no longo prazo ou pelo menos seja consideravelmente amenizada.
Do ponto de vista da privacidade, a Meta tem capacidade de trabalhar com anonimização de dados, algoritmos específicos para tratamento de dados e previsão de resultados, por exemplo. Mas para que ela possa usar esses recursos, a "inteligência" muitas vezes precisa ser terceirizada para a Meta. Um exemplo são os orçamentos advantage (ou CBO), onde você terceiriza a otimização de verbas entre conjuntos de anúncio diferentes para a Meta.
Se o seu perfil é aquele que precisa ter o controle de absolutamente tudo na ferramenta, hoje em dia este é um perfil que potencialmente deve perder muitos resultados por conta do excesso de controle e falta de confiança na ferramenta.
E isso não tem a ver com a qualificação ou conhecimento do profissional, tem a ver com as restrições atuais das ferramentas que simplesmente não tem a mesma precisão pré 2021.
Por que o criativo?
O criativo é o lado mais humano da campanha, o lado com o maior impacto porque é o carro-chefe. Sempre que eu digo isso, alguém vem dizer "Ah, mas a segmentação é importante…". Sim, tudo é importante, mas não mais do que o criativo.
Isso porque com a imprecisão dos sinais, o que você acredita que está segmentando, não tem o mesmo grau de precisão do passado. Mais uma vez, a ferramenta mudou.
Agora, o impacto que um criativo gera, isso não muda. Independente de automações, IA, mudanças na ferramenta, o comportamento é a interface principal da sua marca com o usuário. É onde você gera emoção, desejo, relacionamento. E por isso é o ponto principal e onde você deveria gastar mais tempo com as suas campanhas daqui para frente.
Mesmo falando isso há alguns anos, parece que ainda não é o suficiente, então provavelmente vou aparecer uma vez ou outra para te lembrar. Isso porque eu entendo que essa é uma mudança de 180º na forma como tratamos campanhas de Meta Ads. Mas é importante lembrar que estamos aqui pensando em adaptação para a nova era dos anúncios, não na nossa preferência a respeito do que é correto para executar anúncios.
Sinceramente? Eu fico mais empolgado com o prospecto do futuro onde não vou precisar perder tanto tempo pensando se eu acertei no setup da campanha, eu prefiro gastar esse tempo pensando efetivamente no que eu vou comunicar e como isso vai impactar as pessoas.
Poderia votar aqui, por favor? ⤵️
Se a gente tivesse outra newsletter, qual tópico você preferiria ler?
Eu e a Maria estamos considerando expandir para outras newsletters.
Login or Subscribe to participate in polls.
Obs.: Decidimos manter o nome da Newsletter como Ads Avançado mesmo, obrigado por votar.
Vai ser uma boa semana!
Nós desejamos uma semana fantástica para você! Que o trabalho seja leve os dias agradáveis.
Um abraço