Foto de Tamanna Rumee na Unsplash
📊 7 Dicas para campanhas na Black Friday
Edição #103
Talvez esteja um pouco em cima da hora, mas como ainda teremos o período de natal (que é bem maior que a Black Friday diga-se de passagem) e você pode aplicar em outros cenários de alta concorrência também.
Eu separei algumas dicas rápidas e a ideia é que você possa extrair algum insight para suas campanhas, jogo rápido hoje.
Dica #01: Inversão do Funil
Essa foi uma das dicas da mentoria de hoje, inclusive.
Se você investe 80% topo e 20% meio/fundo, agora é uma ótima hora para inverter essa ordem.
Você criaria um agregado de audiências de meio de funil (Instagram, Visualizações de video, Remarketing, etc.) e focaria seus esforços em produtos/serviços que o público já teve algum contato.
Muitas pessoas seguem uma marca, mas não conhecem toda a linha de produtos/serviços oferecidos. O meio do funil é propício para uma frequência mais alta porque como o público te conhece, a tolerância é um pouco maior.
Na prática, você deve experimentar uma redução considerável de custo, mas fique atento para o volume.
Se você tem um volume muito baixo de pessoas no meio/fundo do funil (ex. 5k pessoas), você não precisa investir muito para garantir que o público será impactado, então dimensione corretamente sua verba.
Dica #02: Compra de Alcance/Frequência
Eu sempre dou essa dica na Black Friday. A melhor forma de escapar do leilão e ter um nível de previsibilidade a respeito do seu alcance, é sair do leilão e comprar alcance e frequência.
Eu recomendo para marcas que vão investir no mínimo 5k durante o período. Menos que isso provavelmente você ficará melhor com o leilão mesmo (mas é só uma opinião).
Dica #03: Expansão de receita com clientes
Se a sua empresa já tem milhares de clientes (de preferência 5k+), faz muito sentido criar uma campanha onde o único objetivo é fazer com que o público que já comprou, compre ainda mais.
Em um cenário ideal, você tem um catálogo com uma coleção feita especialmente para este público e roda durante o período de alta concorrência.
Dica #04: Empatar ROI e expandir com AOV
Sabe quando você tem um produto que é campeão de vendas, mas sozinho ele ainda não carrega a empresa? A melhor forma de lidar com esse cenário é focar no aumento do valor médio do pedido (average order value).
Você pode fazer isso criando um bundle/combo ou upselling/cross-selling com oferta específica para quem comprar este produto principal. Não precisa de nada complexo se você não tiver a estrutura, você pode fazer isso automatizado no carrinho se a sua plataforma permitir. Mas caso isso não seja possível, você pode fazer um follow up com cupom que expira em 24h, por exemplo.
Dica #05: Escolher somente os melhores anúncios / produtos
Analise todas as suas campanhas e busque por oportunidades com produtos que tenham alta performance.
Muitas vezes uma empresa quer vender toda uma linha ou categoria, mas na realidade o que acontece é que alguns poucos produtos (normalmente um ou dois) carregam a maior parte do lucro da empresa. Você pode focar exclusivamente nesses produtos durante este período porque mesmo que o valor de aquisição seja um pouco mais alto, você ainda deve ter uma margem saudável (calcule antes).
Tome só o cuidado para não pausar nenhum anúncio/campanha mais do que 7 dias porque isso reseta a fase de aprendizado. E você definitivamente não quer perder a inteligência que já adquiriu.
Dica #06: Agende com antecedência, não publique no dia.
Eu sei que para algumas marcas isso é um pouco mais complicado, mas se você conseguir, agende/publique suas campanhas com antecedência. Qualquer erro que houver você será notificado antes.
Além disso, porque o volume de novas campanhas na plataforma é muito alto, as campanhas podem demorar para serem aprovadas. Não é incomum ver campanhas demorando mais de 24h para aprovação e se uma marca depende disso para vender, isso não é nada legal.
Crie, agende e publique.
Dica #07: Use o Facebook Sharing Debugger para suas novas páginas
Essa é das trincheiras mesmo rs
Eu compartilhei no Instagram há um tempo e nunca vi isso em nenhum outro lugar.
Se você for anunciar para um landing page / página que nunca fez anúncios antes, é uma boa prática analisar essa página com o Facebook Debugger (clique aqui para acessar). Isso vai fazer com que a Meta leia o conteúdo do seu site e se houver algum erro, provavelmente vai identificar aqui.
Facebook Debugger
O que eu suspeito que acontece, é que isso coloca o site no “radar” da Meta. Como a plataforma sempre lê a sua landing page antes de qualquer campanha, isso garante que essa será uma página conhecida.
E claro, não esqueça de adicionar o domínio também no Business Manager:
Na correria das vendas às vezes esses processos passam batidos e isso pode evitar muita dor de cabeça.
É isso, rápido e direto a ponto 🙂 Espero que tenha gostado das dicas.
Poderia responder essa enquete? ❤️
Como você se identifica?
Clique abaixo para responder
Login or Subscribe to participate in polls.
Agradecendo os patrocinadores
E os patrocinadores são vocês! 😂 Especialmente os alunos que compram os cursos/workshops. Estamos chegando a 4 mil profissionais por aqui e fico muito feliz por cada abertura de e-mail.
Então obrigado, porque essa newsletter só é possível porque conseguimos monetizar através da venda de cursos/workshops.
Conheça mais sobre os produtos aqui: