Foto de Edward Howell na Unsplash
#83 Escala Vertical vs Horizontal
Essa é uma dúvida recorrente nas caixinhas do Instagram e nos treinamentos. A resposta é simples, mas depende de cada caso. E é isso que eu vou conversar hoje com você.
Só como lembrete, na escala horizontal, você utiliza novos conjuntos de anúncio ou novas campanhas para ampliar o escopo de alcance da audiência.
Na escala vertical, você aumenta a verba de uma campanha (ou conjunto de campanhas) que estejam performando bem. Sempre tomando o cuidado para não ultrapassar os 20% que podem reiniciar a fase de aprendizado.
Escala vertical
Eu sou um grande fã da escala vertical. Isso pela simplicidade e facilidade de visualização do processo de escala. Além da facilidade com as regras automatizadas. A estrutura simplificada conta muito a favor neste caso.
O acréscimo de 10% no orçamento não parece muito, mas se você pegar emprestado uma fórmula de juros compostos e calcular em quanto tempo você demoraria para dobrar seu orçamento (subindo 10% ao dia), você talvez ficaria surpreso de saber precisa de 8 dias aproximadamente. Para 20%, em 4 dias você estaria mais do que dobrando o valor também.
Este é um cenário que eu acredito que seja mais coerente para um crescimento gradual, enquanto você avalia o impacto dia a dia (dependendo do histórico).
Um problema com a escala vertical é que se você tem muita pressa, você está preso em uma estrutura onde precisaria aumentar gradualmente e talvez perderia o timing com relação ao leilão ou algum tipo de sazonalidade. Definitivamente isso pode acontecer. Por isso que, apesar de ser minha preferência, você pode estar diante de uma situação que inviabilize a escala vertical.
Escala Horizontal
A horizontal vem com um peso de ter uma grande verba disponível logo de cara para que ela comece a funcionar. Ao invés de um aumento de 10 a 20% no orçamento diário, você teria que ter um orçamento suficiente para 50x o CPA escolhido em um intervalo de 7 dias.
Aliás, vou colocar abaixo as edições sobre a fase de aprendizado, elas complementam bem a edição de hoje.
Mas se você tem essa verba e deseja escalar a curto prazo, a horizontal passa a ser o melhor e provavelmente único caminho que você deveria seguir.
A horizontal é como se fosse um tiro de canhão e a vertical um tiro a laser. Ela é menos precisa porque você não está simplesmente ampliando o escopo de uma audiência, mas buscando ativamente novas oportunidades, normalmente com novas audiências. Não é sempre o caso, mas é o mais comum.
A estrutura da campanha cresce para as laterais; por isso, é chamada de horizontal.
Para uma campanha com um CPA médio de R$50,00, essa estrutura simples acima comportaria uma verba de 100k/mês. Existem outros detalhes que podem ser analisados como a utilização ou não do orçamento inteligente (CBO/Advantage). E vale lembrar que nessa ilustração eu não estou adicionando os anúncios, somente os conjuntos de anúncio.
Na verdade, eu vou além, a verba MÍNIMA para essa estrutura de escala, com um CPA de R$50,00, é de 100k. Imagine colocar uma estrutura dessa para uma verba de 2k/mês?
E sim, eu vejo muito isso até hoje.
Onde eu quero chegar?
A escolha da escala precisa ser planejada e impacta diretamente na estrutura da campanha e na verba disponível a curto prazo.
Por esse motivo, você não consegue simplesmente responder "Ah, a escala vertical é sempre melhor.". Isso não faz absolutamente nenhum sentido.
O que faz sentido é entender a estrutura existente, se ela foi validada para a escala, conhecer o orçamento disponível e por quanto tempo ele será aplicado.
Só após conhecer os detalhes é possível começar a cogitar o tipo de escala que será implementado. Mas acho que já deu para ficar claro que se você investe menos de 10k/mês e está pensando em uma escala horizontal, provavelmente deve rever a sua estrutura. A exceção é se o seu CPA tiver um custo muito baixo.
Escala vertical é mais flexível e comporta verbas de todos os tamanhos, mas é um pouco mais demorada. A escala horizontal é desenhada para verbas mais robusta ou quando normalmente você quer dobrar, triplicar a verba a curto prazo.
Esse é um assunto incrível e se você quer saber mais sobre escala, é só acompanhar as próximas edições, estou preparando uma série para complementar essa edição.
Série sobre a Fase de Aprendizado
#65 Desmistificando a Fase de Aprendizado 📈
O impacto da aquisição de dados nas conversões e como isso afeta o planejamento da sua campanha.
#66 Planejamento para a Fase de Aprendizado
Ações práticas para o planejamento das suas campanhas conforme a fase de aprendizado.
#67 Orçamento na Fase de Aprendizado
#68 O que reinicia a fase de aprendizado?
Conheça os critérios que podem reiniciar a fase de aprendizado das suas campanhas de Meta Ads.
#69 Fase de Aprendizado + Escala
Aprenda como planejar para escala horizontal / vertical considerando a fase de aprendizado.
#70 Fase de Aprendizado e o resultado de curto prazo
Duas novas recomendações que precisam fazer parte da sua estratégia para escala com Meta Ads.
Enquete da semana 📈
Qual tipo de conteúdo é prioridade para você hoje?
Basta clicar para responder
Login or Subscribe to participate in polls.
Clube do Ads Avançado
Estamos quase prontos para lançar o Clube do Ads Avançado.
No total, você terá acesso a mais de 20 Workshops em um período de 12 meses. O conteúdo será liberado gradualmente na plataforma.
O conteúdo é focado em te manter atualizado com o que funciona hoje no mercado e tenho certeza que você vai gostar muito.
Amanhã voltamos com o anúncio oficial \o Será um prazer te ver por lá também.