Foto de Jonny Clow na Unsplash
#96 Lookalike: Dicas e Estratégias
As audiências semelhantes da Meta (ou lookalike) são incríveis, mas como qualquer audiência, ela é tão boa quanto a fonte que a originou.
Gostaria de separar algumas dicas rápidas para te ajudar a extrair o máximo dessas audiências incríveis e que são fundamentais em campanhas de alta performance.
Topo de Funil
O primeiro passo é compreender que uma audiência lookalike é sinônimo de topo de funil. Não tem como gerar uma audiência LaL que já está aquecida, por exemplo.
Então normalmente ela se torna padrão para topo de funil. Se você restringir muito uma audiência LaL com interesses, provavelmente vai prejudicar a liquidez da sua campanha. Essa não é uma boa prática geralmente. Mas é o que eu sempre digo, se você está fazendo assim e está dando resultado, ignore o resto.
Evasão da concorrência
Um dos benefícios de utilizar uma audiência semelhante é o fato de que a origem vem de um ponto de partida diferente dos seus concorrentes. Então existe uma propensão maior de você conseguir atingir uma audiência única e pagar menos por ela. Isso acontece porque você não está concorrendo no mesmo nível que os seus concorrentes.
Às vezes uma audiência criada com base em clientes + LTV pode ser totalmente diferente de um concorrente e isso permite que a Meta amplie a busca para pessoas parecidas com o seu público, mas que normalmente não seriam encontradas em um interesse específico.
Essa amplificação, permite uma certa evasão da concorrência.
As faixas não se sobrepõe
Uma dica especial para considerar é que quando você cria múltiplas audiências semelhantes a partir do mesmo público, a Meta trabalha para que elas não tenham sobreposição. Isso não foi sempre assim. Em alguns momentos no passado.
Você pode criar até 6 audiências a partir com uma faixa que vai até 10% (via API é possível chegar a 20%) e essas são audiências diferentes.
Por exemplo, se você criar essas audiências:
1%
1% a 2%
2% a 4%
A impressão que você pode ter, é que a audiência de 2 a 4% contem todas as outras. Ou que existem 50% de sobreposição para a audiência de 1% e 1% a 2%. Mas não, essas são 3 audiências diferentes.
A premissa do lookalike a encontrar o público mais parecido com o que você utilizou como base, mas eles não estão contidos um no outro.
Dados primários vs secundários
Para falar de dados primários e secundários, precisamos definir um ponto de vista primeiro. Neste caso, estou falando do ponto de vista da Meta.
Do ponto de vista da empresa, os dados internos (seguidores do Instagram, visualizadores de um vídeo, interação com lead ads, etc) são dados primários. Quando você sobe um dado para a Meta, uma lista de clientes, por exemplo, esse é um dado secundário. Ela depende da precisão do que você está enviando para ela para ser possível fazer o match com a audiência que ela possui.
É por isso que para algumas empresas, criar um LaL com base em seguidores do Instagram pode ser superior a uma lista de clientes com LTV. Imagine uma conta com 50k seguidores, ativa e com calendário de conteúdo bem produzido. Agora, imagine um LaL com uma lista de 500 clientes + LTV.
Não é possível garantir, é claro, este é um exemplo, mas é bem provável que pelo volume e precisão dos dados, a audiência semelhante do Instagram aqui tenha qualidade superior até mesmo a lista de clientes. Agora outros fatores estão em jogo como a qualidade da conta do Instagram e a qualidade dos dados e dos clientes enviados.
Apesar de, neste caso, não ser uma ciência exata, é preciso considerar as implicações e o tipo dos dados que você irá trabalhar.
Lookalike baseado em valor
Poucas pessoas sabem que é possível representar valor de mais uma forma quando você sobe uma lista de clientes.
Teoricamente estamos falando de criação de audiência customizada. Mas neste caso é relevante porque só é possível criar um LaL baseado em valor se antes você subir uma lista de clientes com o valor.
Para a Meta, existem várias formas de representar valor e elas estão na tabela acima. O valor do pedido e o LTV são bem conhecidos, mas a opção de sinalizar uma assinatura e o número de itens pedidos é algo que muitas vezes passa despercebido.
Então para criar um Lookalike baseado em valor, considere este cenário antes, ok?
Bom, eu ainda tenho mais para falar sobre lookalikes, mas vou deixar para uma segunda parte em outro momento. Em breve volto com mais dicas sobre essa audiência que é simplesmente incrível, especialmente para escala/expansão de campanha.
Segmentação para classe alta
Percebi que este é um assunto relativamente delicado e mal compreendido. Eu li as respostas nesse vídeo e a maioria está se pautando em estratégias extremamente desatualizadas para o momento em que a gente vive.
Aproveite e revise suas audiências
Neste vídeo eu deixei uma dica rápida para você acompanhar suas audiências e garantir que não vai utilizar uma base desatualizadas nas suas campanhas.
Virada de preço do Clube Ads Avançado
Recentemente fizemos o lançamento do Clube Ads Avançado e durante esses dias, a ideia do Clube evoluiu para algo ainda mais incrível.
Por este motivo, o valor do treinamento irá subir de R$970,00 para R$1.970,00.
Vamos manter o preço até terça-feira. Então se você estava na dúvida sobre entrar ou não no Clube, este é o melhor momento.
Clube Ads Avançado
Não deixe para última hora, nós não brincamos com virada de preço.
Uma ótima semana para você.