Meta Ads: você deve usar segmentação aberta?
Edição #102
Esse é um assunto onde os profissionais costumam ter opiniões muito fortes a respeito. Dependendo da forma como você fizer uma recomendação é como se estivesse batendo num doguinho de alguém. É sério, eu já vi debates furiosos a respeito.
Mas por um lado, é compreensível, a segmentação é um dos elementos mais importantes de uma campanha e ninguém quer perder o dinheiro do investimento, certo?
Eu quero manter a edição de hoje mais curta 😅, então provavelmente vou ampliar o debate em edições futuras.
Antes de mais nada, se você está por aqui precisa já saber que está dependendo exclusivamente das opções de segmentação para atingir o seu público, você está fazendo Meta Ads da forma errada. Eu sei, estou sendo super direto. Mas é que estamos quase em 2024, não dá mais para fazer anúncios como se fosse 2020.
A resposta correta é: segmentar através do criativo. Seu criativo precisa estar alinhado com a mensagem e o momento ideal para o seu público (M2 - falo mais no futuro).
Você deve usar a segmentação aberta?
Depende. Mas na maioria das vezes sim. No mínimo um teste (que não seja esses testes de 48h que eu vejo). Faça um teste mais elaborado com no mínimo 7 dias e preferencialmente 14 dias.
Por que? A lógica é que quando você deixa a plataforma aberta, a Meta vai identificar por conta própria, sem a sua ajuda, qual é o melhor público-alvo. Mas ela não vai fazer isso de forma aleatória. Se você tem uma landing page, ela vai ler esse conteúdo. Se você colocar um valor, ela vai analisar o público que se encaixa dentro do valor do anúncio.
A Meta lê todos os sinais que você envia para tentar encontrar um público que seja ideal para você, mas que também seja um público que irá perceber o valor do que você quer comunicar/vender.
Então o primeiro ponto é desmistificar a questão da segmentação aberta. Não existe segmentação aberta onde a Meta vai considerar somente dados demográficos. Nós temos essa impressão pela ferramenta, mas nos bastidores não é essa a realidade.
Então quando alguém questiona "Mas poxa, deixar tudo aberto e confiar na Meta?". Os profissionais podem ter a impressão que a Meta vai mostrar o anúncio sem critério algum, o que não é verdade.
Então não existe segmentação 100% aberta porque tudo é segmentação. A partir do momento que você cria uma campanha, QUALQUER alteração é uma segmentação.
Sua verba
Seu lance
Seu criativo (em especial)
Sua página de vendas
Seu Whatsapp
O Catálogo do seu Whatsapp
O conteúdo que você produz nas suas redes
O tempo de campanha
Os posicionamentos
O tipo de anúncio
Tudo é segmentação.
Imagine uma cidade do interior, com 100mil habitantes. Segmentar com base em interesse em um ambiente tão restrito pode impedir a Meta de encontrar o seu público ideal. Isso acontece porque você aplica uma restrição e a ferramenta trabalha para respeitar sua restrição, mesmo que ela vá te prejudicar.
Não é à toa que a Meta recomenda uma audiência mínima de 2 milhões de pessoas. Isso dá vazão para que ela busque subgrupos e teste hipóteses de forma mais rápida do que você tentar adivinhar.
O problema é que em meio a maior revolução da história da inteligência artificial, muitos profissionais ainda acreditam que conseguem segmentar melhor que a própria ferramenta. Isso já foi verdadeiro no passado, hoje em dia não é mais. A Meta tem uma tonelada de dados que ela tem autorização para usar, mas se você a restringir, ela simplesmente vai "te obedecer". Ao deixar a segmentação aberta, você “libera” todo o potencial da IA da Meta para encontrar o público ideal para o seu anúncio.
Mas calma… fica comigo, eu não terminei.
Então esse é o motivo da recomendação da segmentação aberta e da "mágica" (IA) que faz isso funcionar. E eu poderia apostar que você ainda não tinha visto isso em outro lugar, a não ser que seja meu aluno ❤️
Me parece que muito de como a ferramenta funciona fica guardado a 4 chaves por profissionais que tem mais experiência ou que se dedicam a estudar. Como você sabe, eu não respeito isso por aqui. Até porque a plataforma nunca teve tantas atualizações como agora e não faz sentido guardar informações.
Mas espera, significa que você nunca vai usar outras segmentações?
Não, definitivamente não significa isso e eu espero que ninguém tire de contexto.
Se você é novo por aqui, eu defendo estratégia com dados primários com unhas e dentes. E essas audiências não são abertas, são bem fechadas.
Audiências baseadas em dados primários normalmente carregam um alto grau de precisão e possibilidade de personalização.
Eu recomendo até que você leia essas edições abaixo:
Pois é, precisão e gestão de audiências não combinam muito pós-iOS 14 não é? Exceto neste caso. Com as tecnologias de advanced matching e utilização de dados (e formatos) primários/secundários, você consegue ótima performance em termos de personalização.
Perceba o quanto isso é diferente de marcar um interesse e rezar para a Meta chegar no público certo.
Então só para deixar claro, você pode sim utilizar segmentações fechadas, mas essas audiências são baseadas em circunstância e não podem ser recomendadas pelo simples fato de serem uma audiência X.
Lookalike é bom? Depende do volume e da fonte.
Vale fazer remarketing? Depende da qualidade dos dados enviados e advanced matching.
Vale a pena usar interesse? Interesses baseados em comportamento são mais precisos e confiáveis, mas em alguns casos, sim, faz muito sentido.
Vale a pena usar segmentação aberta? Sim, vale o teste para todos os cenários. Por quê? Leia o texto acima.
A gente tem muito o que conversar sobre audiências ainda, elas são peça chave para alta performance, ou pelo menos a compreensão delas.
Eu vou deixar uma enquete abaixo, se você puder responder, vai ajudar a priorizar o conteúdo das próximas edições ok? Conto com você!
Qual audiência dá mais resultado para você?
Login or Subscribe to participate in polls.
Aquecendo para as próximas 100 edições.
Depois de 100 edições, aproveitei esses últimos dias para uma pausa estratégica. Inclusive dediquei um bom tempo para fazer a nova versão da landing page do Clube Ads Avançado. Dá uma conferida depois, é um formato diferente e se você gosta de copywriting, deve identificar várias estratégias legais.
Ah, gostaria de aproveitar para agradecer imensa gemente os depoimentos sobre a newsletter. Fiquei super feliz com o feedback e eles serão muito úteis nessa nova fase de aquisição. Então, valeu! ❤️
Nos falamos em breve 😉