Foto de Austin Distel na Unsplash
#72 Segmentação por Interesse ainda vale a pena?
No passado, a segmentação por interesse já foi o principal recurso para garantir a relevância de uma campanha.
A era do microtargeting preciso era surreal. Quem aproveitou, aproveitou. Hoje a realidade é muito diferente. Mas isso significa o que para as campanhas baseadas em interesse?
Primeiro preciso antecipar o que é minha opinião e o que é algo técnico, uma limitação da ferramenta.
Se dependesse de mim, eu realmente preferiria continuar confiando nos interesses como forma principal de segmentação. Mas a ferramenta mudou e não tem como voltar no passado.
Não é difícil imaginar um cenário onde a segmentação por interesse pode sumir completamente da plataforma por conta de regulações relacionadas a publicidade.
Eu percebo que muitas empresas tem dificuldade em ampliar a segmentação porque tem a sensação de estarem perdendo o controle. E é isso mesmo que está acontecendo, você está perdendo o controle da segmentação precisa.
Hierarquia de interesses
Nem todos os interesses são iguais. Eu falo isso em todos os treinamentos. Você tem uma categoria de precisão.
Os interesses (acima) são menos precisos porque são interpretados com base no seu comportamento. Talvez um grupo que você participou, um evento, um post que comentou num tema e a Meta interpretou que você tem interesse.
Agora, o comportamento é algo que a Meta rastreou, se você é um administrador de páginas na rede, ela sabe disso com certeza. O mesmo para os dados demográficos. Apesar ainda terem a possibilidade de mentir sobre a idade, funções, etc., este não é um comportamento padrão.
Outros aspectos demográficos, como a localização, a Meta sempre vai saber de uma forma ou de outra.
Então dizer que os interesses simplesmente não funcionam é errado, mas acreditar que os interesses são muito precisos, também representa um problema devido à perda de sinais pós-iOS 14.5.
Ok, quando usar os interesses então?
O teste é sempre bem-vindo, mas a verba necessária para testar não é a realidade da maioria das empresas que eu vejo. Então é preciso ter um critério um pouco mais claro.
Se o negócio está começando do zero, é o primeiro trabalho, os interesses serão incrivelmente úteis para dar aquele ponto de partida inicial para moldar o perfil da sua campanha.
Aliás, quando pensar em interesse, ao invés de isolar comportamentos, pense na construção da persona todo e não em um aspecto isolado.
No início você não tem audiência, lista de clientes, vídeos visualizados. Então você pode contar com os interesses.
Agora, conforme você tem mais relacionamento, mais dados primários e secundários. Não faz mais tanto sentido concorrer pelos interesses com seus concorrentes. Neste momento você já é capaz de criar audiências com base em lista de clientes (com ltv), visualização de vídeo, navegação em locais específicos de um site. Essas audiências são naturalmente mais qualificadas, mas elas exigem volume.
Então eu vejo os interesses como um passo importante para construção, mas deixar os interesses de lado em prol de audiências Lookalike (com fonte de qualidade) para topo de funil e audiências de engajamento (video, compra, visita no perfil, etc) para o meio do funil, me parece uma solução muito mais elegante e deve ter performance superior na maioria das vezes.
A escolha é uma questão de maturidade de dados. Quanto mais evoluída for sua estratégia de dados primários/secundários, menos você vai depender dos interesses ter performance consistente.
Então vale a pena no início, mas a longo prazo provavelmente você vai querer trabalhar com formatos de dados mais maduros, com menor nível de concorrência.
E claro, em uma era dominada por IA, não esqueça que a segmentação totalmente aberta, especialmente se você estiver segmentado através do criativo e já tiver um histórico de dados, é uma ótima alternativa. Vale o teste.
Enquete da semana! ⬇️
Qual é o seu investimento mensal em Meta Ads?
Isso ajuda a trazer dicas mais específicas
Login or Subscribe to participate in polls.
Ads + Conteúdo
Eu acredito que a produção de conteúdo deve caminhar lado a lado com a estratégia de mídia paga. É especialmente importante para quem está no início, mas, ao mesmo tempo, é essencial para quem busca escalar.
É por conta disso que além de falar de Ads, eu sempre falo a respeito de produção de conteúdo, aliás, este é um dos meus conteúdos de topo de funil.
Ontem eu publiquei a primeira aula de uma série onde vou falar sobre o Instagram, se você produz conteúdo para a plataforma, tenho certeza que vai ser útil para você.
Um ótimo dia pra você!