Por rawpixel @ Envato Elements
O que esperar do cenário de Meta Ads em 2024
Os anos de 2022 e 2023 vão entrar para a história como um período de intensa transformação para quem trabalha com Meta Ads (e mídia paga de uma forma geral).
O ano de 2024 ainda marca o fim dos cookies de terceiros de uma forma mais ampla. Tanto Safari como Firefox já criaram ferramentas ou excluíram cookies de terceiros (com algumas exceções).
Isso está programado para acontecer entre o 3 e o 4º trimestre de 2024. Essas datas podem ser alteradas. E caso isso aconteça, eu aviso por aqui.
Você lembra do surto coletivo do mercado brasileiro de Ads falando que o Pixel iria acabar em 2022? 😂
Na época eu até gravei um vídeo explicando em detalhes o funcionamento do Pixel. Então, apesar do contexto estar datado, as informações sobre o Pixel ainda são válidas. Se você quiser conhecer o pixel um pouco mais a fundo, vale assistir o vídeo:
A proposta do Privacy Sandbox é criar um conjunto de ferramentas e APIs que permita com que os anunciantes continuem tendo bons resultados enquanto a privacidade é preservada. É uma iniciativa similar aos PETs (Privacy-Enhancing Technologies da Meta).
Abaixo você pode ver os principais pontos de atenção para esse novo conjunto de APIs e ferramentas do Google
Fica evidente a preocupação com a publicidade no planejamento do Google.
Isso aconteceu porque, diferente da Apple, o Google optou por uma abordagem amigável ao mercado. Isso deu tempo para as empresas se adequarem e também que as ferramentas tivessem um nível de maturidade maior para lidar com o novo cenário de privacidade.
Se o Google tivesse tido a mesma abordagem que a Apple teve, o impacto no mercado seria desastroso. Muitos profissionais da área não fazem ideia do quão perto passamos de um verdadeiro colapso no sistema de entrega de anúncios.
Hoje o Chrome tem uma fatia de mercado de aproximadamente 60%. No Brasil, de acordo com o StatCounter, este número é de 65%:
Market share de navegadores
Então 2024 promete ser um ano de consolidação do que vimos nos últimos anos, com um acréscimo importante: IAs generativas especializadas.
Como fica o cenário da Meta?
Eu quero expandir esse assunto nas próximas edições, mas vou dar uma visão geral do que esperar.
A fragmentação de dados é um dos maiores desafios para IA generativa. Pense na utilização do ChatGPT. Imagine que você quer analisar dados de diferentes setores de uma empresa, mas esses dados estão todos separados.
Imagine quão mais eficiente seria se os dados estivessem consolidados e fossem facilmente consulados. O "esforço" computacional e de organização seria muito menor. Até porque IAs generativas são uma das respostas para análise de dados não estruturados.
Em 2024 a Meta deve trazer um nível de consolidação ainda maior do que nos anos anteriores. O Meta Lattice foi uma resposta a nível de distribuição de anúncios, eu falei mais a fundo sobre isso nessa masterclass se você quiser assistir.
Nós temos também o Discovery Engine, que é o grande sistema de recomendação de conteúdo da Meta e que involve todos os tipos de ativos da plataforma: imagens, vídeos, textos, grupos, produtos, etc.
Existem rumores (isso realmente não está confirmado ok?) de um Projeto Oasis, que se trata de uma experiência unificada entre os produtos da Meta e o principal foco seria servir como base para otimizar a segmentação / posicionamentos dos anúncios. Eu não costumo colocar rumores aqui, mas esse fez muito sentido pra mim. É super coerente com o que temos visto da Meta nos últimos anos.
As campanhas Advantage+ de Compras foram lançadas em agosto de 2022, hoje elas são responsáveis por um faturamento superior a $10 bilhões. Alguma dúvida de que o formato irá crescer ainda mais? Não, nenhuma dúvida.
O WhatsApp vai atingir um nível ainda maior de protagonismo e isso deve refletir diretamente em opções de monetização. O WhatsApp em 2024 deve se consolidar como a rede social do presente, focada em conversas privadas, mas ainda com opções de você compartilhar sua conta sem exibir o seu número. Isso já está em testes inclusive.
Os anúncios para mensageiros também são um grande sucesso na Meta e é claro que onde existe um retorno maior, o investimento é proporcional.
Em 2024 a expectativa é que o investimento em anúncios na Meta continue crescendo e provavelmente teremos a consolidação das IAs generativas como o principal recurso da plataforma.
As IAs da Meta (porque a Meta trabalha com IAs especializadas), devem impactar em absolutamente todas as áreas de uma campanha. Isso já acontece hoje com as campanhas Advantage.
Talvez, uma das maiores ironias de 2024 é que os recursos de IA talvez seja melhor aproveitados primeiramente por quem investe uma quantidade maior (Arriscando dizer 2mil ou 3mil por mês no mínimo) e não os negócios que trabalha com microverbas.
Não acho que isso é algo definitivo e com o aprendizado de máquina cada vez mais acelerado, é bem possível que a Meta implemente mudanças que se adequem também para quem faz investimentos menores.
Essa questão já cria uma divisão estratégica fundamental de como a ferramenta funciona nos dias de hoje e isso deve ser intensificado em 2024.
No ano de 2023, o formato Reels Ads atingiu o breakeven na plataforma de anúncios, então é natural que com o crescimento do formato, ele gere um faturamento ainda maior e se torne rentável. Isso deve impactar diretamente na forma como a plataforma funciona. Neste sentido, o feed do Instagram deve ganhar um papel ainda mais importante em 2024.
Se chegarmos ao ponto onde o Reels supera o Stories em termos de rentabilidade, isso deve impactar de alguma forma a dinâmica da distribuição do conteúdo. Mas nada apocalíptico, nós já estamos cansados de saber que Reels é o principal formato do Instagram em termos de distribuição.
Do ponto de vista do anunciante, as estratégias baseadas em dados primários devem se tornar uma fonte importante para alta performance. A vantagem é que este modelo pode ser utilizando por empresas de todos os portes.
Os anúncios de realidade aumentada devem se multiplicar consideravelmente até o final do ano. O Quest 3 da Meta está ajudando a "popularizar" (ainda estamos longe) a realidade mista e com isso a demanda por anúncios que se encaixem neste formato deve crescer. Vejo isso mais para o final de 2024, não para o início do ano, por exemplo.
Enfim, ainda tenho muito o que falar a respeito dos próximos passos da Meta e o impacto para anunciantes, mas vou deixar para as próximas edições.
🤝 Versão pro da newlsetter?
Estamos cogitando voltar com a versão diária, mas ela seria paga, uma mensalidade de R$19,90 / mês. Se você poder responder abaixo, isso vai nos ajudar na decisão de fazer ou não a versão diária. De qualquer forma, a versão semanal continua.
Você faria parte da versão paga da Newsletter do Ads Avançado?
Estamos considerando o formato diário, com a mensalidade.
Login or Subscribe to participate in polls.
Final de ano e a newsletter
Eu vou manter as edições durante o final do ano e início de janeiro. Dependendo de como for a resposta da enquete acima, vamos lançar essa versão paga em breve.
Se você ainda não votou, basta clicar na opção acima, ok?
Nos falamos na semana que vem e vou aproveitar para te desejar um ótimo final de ano! Independente de você comemorar o Natal ou não, espero que seja um período agradável, de reflexão, diversão e descanso. Com certeza você merece. O ano de 2023 foi surreal em tantos sentidos que eu nem sei por onde começar 😂
Tenho certeza que para você não foi diferente, então estou desejando um período muito agradável de transição para o próximo ano.
Um abraço,
Estêvão