Foto de Christopher Gower na Unsplash
Meta Pixel vs Conjunto de Dados
Se eu te perguntar o nome da imagem abaixo, provavelmente uns vão responder "Pixel" outros vão responder "Conjunto de Dados".
Mas por que isso acontece?
A Meta evoluiu o conceito de mensuração com o passar dos anos e exigiu a mudança para novas terminologias, esse é um desses casos.
O número de identificação acima é também um número de um Pixel, mas este é um conjunto de dados. E os conjuntos de dados ficam listados como "Fontes de Dados".
E a Meta também chama de Pixel, tudo na mesma interface. Na imagem abaixo fica bem claro:
Então qual é a diferença entre Pixel, Conjunto de Dados e Fontes de dados?
Meta Pixel: refere-se especificamente ao código javascript adicionado no seu site para coletar informações sobre o comportamento dos usuários, conversões, cliques no botão, formulário, etc. Como você pode imaginar, cada Pixel precisa ser único e para isso é atribuído um número para identificar o pixel, este é o número que normalmente as pessoas chama de "Pixel", mas, na verdade, o Pixel é o código javascript adicionado no site.
Conjunto de Dados: O conjunto de dados é uma unidade de mensuração que engloba diversas outras formas de caputra de dado como: Meta Pixel, API de Conversão, SDK (coleta de eventos para apps), eventos offline que você envia, etc. Então um conjunto de dados é responsável por agregar um conjunto de ferramentas utilizadas para mensurar um projeto, por exemplo. Não dá para falar que é especificamente um único site, porque o um conjunto de dados pode coletar dados de múltiplos sites e aplicativos, por exemplo. Um resumo? Ele agrupa todos os dados referentes a um projeto de mensuração.
Fontes de dados: A Meta utiliza o termo "Fontes de dados" para listar seus conjuntos de dados. Então suas fontes de dados organizam todos os seus conjuntos de dados.
Agora, de onde vem a confusão? O número que identifica o Pixel é o mesmo número que identifica um conjunto de dados. Por serem o mesmo número, as pessoas chamam um conjunto de dados de Pixel, de forma errada.
Então eu entendo a confusão, de verdade. Mas, na prática, o Pixel é o código, o Conjunto agregada as ferramentas de mensuração e as Fontes listam os conjuntos dados.
Um ponto importante sobre o Pixel da Meta é que ele faz parte de algumas APIs da Meta. Quando um recurso da API vai ser retirado, a Meta avisa com antecedência para os desenvolvedores se organizarem e isso evita problemas de conexão e confiabilidade com a API de uma forma geral.
Por isso, se você faz parte da turma que ainda acredita que o Pixel da Meta vai parar de existir, fique tranquilo. Quando isso for acontecer, nós vamos ficar sabendo antes.
Mas lembre-se, o Pixel é só uma das formas de mensuração utilizadas pela Meta. A Meta pode simplesmente anunciar um novo "código" que é amigável a novas regras de privacidade e incorporá-lo em um conjunto de anúncios, por exemplo.
Para ler mais sobre com a Meta olha para os conjuntos de dados, recomendo este link da documentação.
Essa foi uma pergunta levantada no grupo do Ads Avançado pelo profissional Gabriel Campelo, valeu por trazido essa discussão 👏
Enquete da semana ⤵️
Qual a sua plataforma preferida para consumir contéudo sobre Ads?
Basta clicar para responder ⤵️
Login or Subscribe to participate in polls.
Quais os mitos do nosso mercado?
Hoje eu gostaria de pedir a sua sugestão a respeito de algum assunto que precisa ser esclarecido no mercado. De repente algum mito ou algo que todos imaginam que é verdade, mas que você não tem certeza.
Estava conversando aqui com a Maria e se você pudesse enviar alguma dúvida nesse sentido, seria bem legal. Nosso mercado tem uma série de conceitos que precisam ser esclarecidos e muitas vezes isso passa batido para gente.
Então se tiver algo que você tem dúvida, que é algo que todo mundo fala, mas você não sabe de onde vem, é só responder este email que vamos encaixar no nosso calendário de conteúdo ok?
Um abraço e um ótimo dia ❤️