Whatsapp Channels e o impacto nos anúncios da Meta
O Whatsapp anunciou o "Canais", eu acredito que um dos recursos mais aguardados da plataforma. Os canais já ficaram incrivelmente populares no Telegram e foram utilizados de forma massiva no Brasil.
O momento é interessante, já que a utilização tanto do Whatsapp como das DMs no Instagram tem crescido ano a ano.
Primeiro ele será lançado na Colômbia e em Singapura e deve chegar para mais países em breve. Historicamente o Brasil costuma ser um dos países que recebe primeiro as atualizações do Whatsapp. Então acho que é razoável imaginar o recurso chegando até o final do ano.
Créditos: Whatsapp
Alguns pontos interessantes sobre como irá funcionar o Channels:
Disponível para empresas e pessoas.
Foco em privacidade (ficando praticamente imune a muitos problemas oriundos das leis de tratamento de dados).
Nova tab de “Updates”, que irá conter status (pessoas e empresas).
Canal de via única para broadcast e pode enviar: texto, fotos, videos, stickers e enquetes.
Fica separado dos chats de família, amigos e comunidades.
Diretório de descoberta para pessoas e negócios (isso é incrível) .
Vamos fazer alguns links?
O Whatsapp já está testando a “lista amarela” na cidade de São Paulo e agora teremos um novo diretório também para os canais, achei fantástico. Mais uma oportunidade de descoberta.
Agora imagine que o Whatsapp tem pagamento nativo e as pessoas poderão fazer transações diretamente na plataforma. Não é difícil imaginar um cenário onde os catálogos/produtos do Whatsapp estejam integrados diretamente com os canais também.
Algo que me deixou intrigado é a mudança dos status para essa nova aba “Updates”. Considerando que o Whatsapp já está testando a opção de você compartilhar seu perfil utilizando um nome (como no Instagram por exemplo, @estevaosoares) e nós não vamos mais precisar do número para compartilhar o perfil…
Bom, de forma prática o Whatsapp passa a ser uma rede social privada em um formato bem interessante. Lembra um pouco o WeChat , que já tem a opção de compartilhar um Status com o público ou com um grupo de contatos específico:
Credito: Review Information
Vale lembrar que em 2020 a Meta cancelou o plano de exibir anúncios no Whatsapp. De acordo com os rumores da época, o plano inicial era incluir anúncios nos updates de Status.
Neste cenário atual, o Whatsapp teria um portfólio ainda maior de formatos públicos onde a tolerância para anúncios é muito maior do que num ambiente estritamente privado, como por exemplo, anúncios sendo exibidos nos seus contatos ou entre os stories de amigos.
Eu não acho que anúncios nos status do Whatsapp seriam bem vistos agora no início. Com os canais, comunidades e talvez as newsletters no futuro, o Whatsapp vai ampliando as possibilidades para encaixar novos formatos de anúncio.
Vou acompanhar de perto e claro que a gente compartilha com você assim quando tivermos mais detalhes a respeito.
Adeus Criativos?
❝
"No futuro, se você estiver anunciando em nossos serviços, você vai precisar deu um criativo? Não, você só precisa nos dizer: 'Ok, eu sou um passeador de cães e estou disposto a passear com os cachorros das pessoas e me ajude a encontrar as pessoas certas', e [nós] criaremos a unidade de anúncio que terá o melhor desempenho. Dê um objetivo para o sistema e ele conectará você às pessoas certas"
Mark Zuckerberg
Esse é um dos planos da Meta para aplicação da inteligência artificial generativa no contexto dos anúncios. A Meta quer gerar o melhor criativo para o seu público-alvo.
Agora, se você lembra dos novos Públicos Advantage+ onde você vai simplesmente descrever o público e a Meta irá encontrar o melhor segmento para você, nós já podemos ter uma visão mais clara do que a Meta está pretendendo para o futuro.
Nós devemos ver nos próximos meses um novo tipo de campanha Advantage+ totalmente automatizada. Você só vai precisar descrever e ela irá gerar todo o setup para você, da segmentação ao criativo.
A primeira vez que eu li isso, me deu um pouco de frio na barriga, confesso 😅 Ao mesmo tempo, deixa eu te perguntar, o botão “impulsionar” substitui o serviço de uma agência ou freelancer?
Eu espero que a sua resposta tenha sido que não. Porque definitivamente não substitui, mas dá margem para empreendedores executarem seus próprios anúncios sem a complexidade do Business Manager por exemplo. É mais uma questão de incluir uma nova camada de pessoas e trazer novos anunciantes para a plataforma, do que simplesmente substituir o profissional.
Aliás, para você que é profissional, eu te incentivo a ver isso como uma ótima notícia porque você vai poder fazer seu trabalho muito mais rápido.
Provavelmente estamos falando também de um novo tipo de campanha, não de uma mudança completa na plataforma. Os recursos mais específicos e avançados devem continuar lá. Mas as ferramentas novas podem suprir a necessidade das pessoas que não tem tempo ou não tem recursos, mas estão buscando o melhor da ferramenta sem precisar se dedicar horas e mais horas de estudo em detalhes da ferramenta.
Então, desde já, fique tranquilo. Use a seu favor, use para economizar seu tempo e adapte-se dentro do seu ritmo.
Mas que é intrigante, né?
Um outro ponto é que provavelmente esses serão criativos de imagens e se gerarem vídeos, provavelmente serão templates mais simples no início. Então você tem tempo, mas vamos ficar de olho para entender o escopo e o impacto.
Mais sobre o projeto Barcelona
Crédito: The Verge
O projeto Barcelona, que é o “Twitter da Meta”, deve ser lançado já nos próximos meses. Eu gravei um vídeo falando um pouco mais sobre ele.
Clique aqui para assistir.
Mas um comentário rápido que eu gostaria de trazer para a newsletter é o fato de que o Instagram já está testando o posicionamento de anúncios para buscas em texto.
Quando eu vi um tempo atrás, não achei que tivesse sentido, mas se pensarmos nos novos posicionamentos que irão surgir com o projeto Barcelona, que deve ter o nome de Threads, é algo bem interessante.
Para referência, essa já é a 3ª vez que a Meta testa anúncios para quem faz buscas via texto. A primeira tentativa foi cômica, de verdade. Foi um tal de anunciar o nome do concorrente, que foi insano. Quem buscava TAM (na época) via um anúncio gigante da Azul na busca 😂
A Meta não tinha as ferramentas corretas para lidar com isso e matou esse formato de anúncio rapidinho.
Mas agora vai né? Vai dar bom 🙏🏻
Uma ótima semana!
Mais uma vez, muito obrigado pelo feedback e por ter respondido o email ❤️
Nós desejamos uma semana incrível pra você!
Um abraço e até amanhã.