Foto de Shane Rounce na Unsplash
IA é o futuro (presente) da Meta: assistentes virtuais, edição e mais
A Meta não está de brincadeira com relação ao uso de inteligência artificial como camada em seus produtos.
Recentemente em um evento em Nova York, o CMO da Jones Road compartilhou um pouco do impacto da utilização das ferramentas da Apple na marca deles. Alguns destaque foram:
Um bom criativo é um sinal comprovado de campanhas publicitárias bem-sucedidas.
A utilização de ferramentas automatizadas, como o Meta Advantage Suite, economiza tempo para os anunciantes e pode ajudar a proporcionar resultados mais robustos.
Embora ainda esteja no início, a IA generativa abrirá novas oportunidades para produzir criativos de maior qualidade e em maior volume para testar e aprender, e, no final das contas, impulsionar o desempenho.
A Meta tem reforçado praticamente todas as semanas que IA é o futuro da plataforma.
Os gestores de anúncios vão perder o emprego?
Eu recebi essa pergunta na última live e percebi que o medo é real. Com as ferramentas simplificando cada vez mais o trabalho, especialmente o trabalho complexo, isso pode levar o mercado a acreditar que a profissão inteira estaria em risco.
Eu não vejo dessa forma, vejo o oposto na verdade. Vejo os profissionais tendo mais tempo e liberdade para focar no que realmente importa ao invés de trabalhos excessivamente operacionais. Faz mais sentido olhar para IA como parceira, como ferramenta de otimização, não como concorrente.
É claro, há necessidade de adaptação e acho que isso é uma realidade em qualquer mercado. Toda grande inovação transforma o nosso relacionamento com o trabalho.
A grande vantagem é que nós estamos acompanhando todo esse processo diariamente e temos a oportunidade de adaptar.
Use IA para fazer mais em menos tempo, para ter mais tempo para você ou para ser mais produtivo de uma forma geral. Não faz sentido tentar concorrer, mas faz sentido enxergar uma nova parceira com ferramentas e sistemas inteligentes que vão contribuir mais do que atrapalhar.
Talvez seja necessário reposicionar, especializar, se aprofundar, mas isso também não é algo necessariamente ruim. No final, acredito que estamos diante de mudanças muito positivas para o mercado e acredito que a mídia paga como um todo está prestes a viver o seu melhor momento da história. A boa notícia é que você já faz parte disso tudo.
Análise: A Meta quer ser a plataforma da sua IA.
Um dos produtos da Meta que deve ter um impacto interessante no mercado são os assistentes com IA. Eu comentei brevemente sobre o uso desses agentes no Instagram e acredito que este será um tópico recorrente no futuro.
Uma parte de um dos anúncios da Meta me chamou a atenção:
Você pode imaginar um mundo onde criadores e figuras públicas serão capazes de criar suas próprias IA para gerar conteúdo ou interagir com fãs, e o mesmo se aplicará aos negócios, com tudo, desde bots básicos de suporte ao cliente até IA mais específica para grandes marcas.
Nicola Mendelsohn, Head of Global Business Group da Meta
Esse parece um futuro interessante. Não sei se muitos profissionais estão vendo a Meta como uma plataforma base para IA e construção de agentes e aplicações, mas é assim que eles estão se vendo no momento.
Você será capaz de criar um agente com personalidade e que compreenda a essência da sua marca, que aprende diariamente com base nas interações do seu público e do conteúdo que você pública, que expande a sua visão sobre seus próprios produtos e mais.
Estamos longe de um produto final? Talvez, mas ele deve chegar.
Sticker como nova unidade de anúncio?
A Meta anunciou a compra da Giphy em 2020, mas recentemente a compra foi negada pela Competition and Markets Authority da Inglaterra, basicamente anulando o acordo. Logo em seguida a Shutterstock anunciou a compra da Giphy por $53 milhões. Para você ter ideia, a Meta havia comprado o Giphy por $315 milhões e esse foi considerado um bom acordo.
Eu fiquei impressionado ao ver que o Giphy atinge diariamente 700 milhões de usuários no mundo todo. É um número surreal para uma plataforma de gifs.
Agora em Cannes, a Meta anunciou os stickers com IA. Considerando que bilhões de stickers são enviados na plataforma mensalmente, eles pretendem utilizar IA para deixar os stickers ainda mais personalizados.
Para anunciantes, será possível por exemplo criar stickers customizados que estejam ligados a campanhas específicas de anúncios da Meta. Este provavelmente deve ser um novo tipo de criativo que estará disponível para uso nas plataformas da Meta. Surreal.
Vídeos gerados por IA
A Meta não quer parar nas imagens, ela quer gerar vídeos utilizando IA. O limite será a sua criatividade. Mas fornecendo os ativos corretos, nós sabemos que IAs generativas podem criar um universo incrível, mundos inteiros inclusive. E é isso que a Meta quer disponibilizar no futuro, uma forma dos negócios criarem seus próprios vídeos usando somente IA. Ok, essa parte me dá um pouco de medo.
Ao mesmo tempo, não vejo isso representando 100% do conteúdo de uma empresa, mas definitivamente será algo mais comum nos próximos anos, talvez nos próximos meses.
Abre uma outra porta para o conteúdo mais humanizado e do ponto de vista do criativo, da produção de conteúdo, a pergunta que fica é “quão humano você pode ser a ponto de se diferenciar totalmente de uma IA?”. É isso que eu vou fazer pelo menos :)
No final, estamos diante da maior mudança da história da comunicação e de uma forma ou de outra, é um privilégio poder acompanhar tudo isso de perto.
Intensivão Digital com a Loja Integrada
Hoje eu gostaria de fazer um convite super especial para você. Em parceria com a Loja Integrada, vou falar sobre Jornada da Compra e tráfego para loja/e-commerce. O evento é 100% gratuito e online.
Alguns dos palestrantes do Intensivão Digital
Tenho certeza que você vai curtir o conteúdo e claro, será um prazer ter ver por lá 😉
Nós desejamos uma ótima semana para você ⚡️