Foto de Marvin Meyer na Unsplash
Busca visual no TikTok Shop (+ análise)
O TikTok está testando uma busca visual nos mesmos moldes do Pinterest Lens e buscas de imagens do Google.
A ideia é exatamente a mesma, você tira a foto de um objeto e ele irá encontrar um produto no shop com as mesmas características. Abaixo você pode ver o print de um óculos sendo escaneado no caso.
TikTok Visual Shop
A busca visual ainda não decolou no Brasil como vimos em outros lugares. O produto do Pinterest é incrível e funciona muito bem, mesmo assim, não vemos esforço considerável das marcas ou de unidades de anúncios que tenham destaque ao utilizar este recurso.
O TikTok Shop é um produto semelhante ao Checkout nativo do Instagram. Você consegue fazer todo o fluxo de compras sem sair do app em nenhum momento.
A princípio está sendo testado com marcas selecionadas nos EUA, Singapura, Indonésia e outros, mas nada a respeito de uma data para o Brasil ainda.
O ano de 2024 deve consolidar a virada para a nova era da privacidade e isso irá impactar diretamente as empresas que não estiverem preparadas. Hoje, tanto Meta como Google já demonstraram que irão desbravar o mercado e ambas têm apresentado soluções recorrentes para lidar com os novos desafios da perda de sinais.
O Tiktok apesar de ser uma rede incrível e líder em engajamento para o formato de vídeos curtos na vertical, ainda fica muito atrás da Meta e do Google no quesito "faturamento com anúncios". A briga é essa.
Eu me pergunto se em algum momento alguma das grandes plataformas irá alcançar a diversificação de receita com sucesso. Todas são extremamente dependentes de publicidade e isso pode ser uma vulnerabilidade no futuro. Mas é um assunto para outro dia.
Queda na Meta, o que fazer quando isso acontece e qual é o impacto?
Na última sexta-feira os serviços da Meta tiveram uma instabilidade muito grande. Os principais afetados foram as APIs do Whatsapp e a plataforma de anúncios como um todo. O que fazer?
Quando isso acontecer no futuro, fique tranquilo e não apavore para sair editando suas campanhas, reduzindo verba etc. Na maioria dos casos, a Meta irá ressarcir anunciantes prejudicados. E, apesar disso não acontecer com frequência, precisamos considerar que é a segunda vez no ano que temos uma queda considerável.
Não é sempre que todas as campanhas são impactadas também. Na queda do dia 01 de maio de 2023, as campanhas de conversão para websites foram as mais prejudicadas. Outras campanhas tiveram performance parcialmente afetada e outras nem foram impactadas.
Então como o escopo preciso normalmente não é conhecido, a melhor decisão a curto prazo é aguardar e não executar nenhuma alteração significativa. Em alguns casos, isso pode te beneficiar já que muitas pessoas optam por pausar as campanhas, o que deixa o leilão mais barato temporariamente e isso pode impactar positivamente no seu custo de aquisição.
Acompanhe em metastatus.com
Apesar de todas as áreas serem importantes, eu acredito que a principal seja o "Ads Delivery", que se refere ao sistema específico de entrega de anúncios. Os problemas que acontecem aqui são severos a ponto do seu anúncio considerar ter alcançado um número X de pessoas, mas esse número não existe, seus anúncios nunca chegaram por exemplo.
Problemas significativos no sistema de entregas é onde você precisa direcionar sua atenção nestes casos. Para o sistema de edição de anúncios e relatórios, o impacto será "somente" de atrasar o envio de uma campanha ou ter um atraso no relatório.
Então da próxima vez, não se preocupe, analise o sistema de entrega e acompanhe por 24h. Se após 24h o problema persistir, é hora de avaliar ações de pequeno impacto para minimizar o estrago da queda. Mas o importante é não apavorar.
Reembolso da Meta
Nos casos de reembolso, é assim que a transação irá aparecer no seu relatório da conta de anúncios. Então é só acompanhar, normalmente você pode esperar que isso aconteça em até 15 dias, caso contrário, vale a pena entrar em contato com o seu gerente de conta.
O Instagram está cada vez mais virando um mensageiro e o Whatsapp cada vez mais uma rede social.
A intersecção dos dois é visível e uma jogada incrível da Meta. Os lançamentos não param de acontecer e acredito que os anúncios chegando no Whatsapp agora passam a ser uma questão de tempo. Acho difícil nós finalizarmos o ano de 2023 sem alguma notícia sobre algum tipo de monetização mais ativa no Whatsapp.
Resolvi compartilhar isso com você para que você também fique de olho nas mudanças e adapte suas estratégias de acordo com o movimento do mercado.
Compartilhe a newsletter no Instagram
Se você quiser contribuir e ajudar a recomendar a newsletter, nós ficaríamos super felizes. Você pode compartilhar nos seus grupos do Whatsapp usando o endereço:
https://adsavancado.com/newsletter
Muito obrigado pelo seu tempo e nós desejamos uma semana incrível para você.
10