Foto de Dan Nelson na Unsplash
Uma atualização que irá acelerar a implementação de IA nas ferramentas atuais.
A OpenAI introduziu o recurso de funções em sua API. Mas, por que e como isso é relevante?
A partir de agora, qualquer empresa pode usar todo o poder da OpenAI em sua base de códigos atual. Um exemplo: em vez de precisar criar um código do zero para executar uma função, você pode “alimentar” a inteligência artificial com base em algo que já existe em um programa existente.
Imagine a aplicação desse conceito para Meta Ads, especificamente para segmentação. Neste exemplo, a Meta quer aplicar uma camada de IA na parte de segmentação (algo que já existe, por sinal). Em vez de precisar escrever um código do zero para criar um recurso novo, ela pode criar uma “chamada” para a API da OpenAI, que irá analisar todo o seu histórico com base na performance das campanhas anteriores para aquele objetivo e, a partir disso, sugerir audiências que já se saíram muito bem para você no passado.
Atualiação da OpenAI
Até o momento, a Meta precisaria criar algo do zero para fazer isso acontecer. Com as funções liberadas na API da OpenAI, isso pode ser feito em um prazo muito reduzido. É possível criar uma função que escreva o próprio código de forma automatizada, tipo um robô trabalhando sozinho mesmo, mas orientado a uma tarefa específica.
Agora, imagine que qualquer empresa no mundo tem acesso a isso. A Meta já tem suas próprias iniciativas de IA e é uma das líderes do segmento, ficando atrás somente do Google em volume de trabalhos publicados.
Imagine também que essas funções podem se conectar com outras APIs, outras ferramentas. Exemplo: uma dessas funções pode rapidamente adquirir dados do Google Analytics, usar o Zapier, criar um cartão do Trello, puxar dados do Insights da Meta, enfim, é como se todas as ferramentas pudessem ser conectadas entre si utilizando uma camada de IA. É o tipo de notícia que provavelmente não vai ganhar muito destaque, mas que terá um impacto prático nas nossas vidas daqui para frente.
Essa “pequena” mudança na API da OpenAI tem o potencial de levar camadas de IA para muito mais aplicações em um prazo ainda menor. E é por isso que a implementação deve ser acelerada nos próximos meses. Surreal.
Anúncios do LinkedIn na TV?
As principais plataformas de anúncio trabalham com um posicionamento específico, o Audience Network. Algumas com nomes diferentes, mas com a mesma premissa.
Ryan Roslansky - CEO do Linkedin | Créditos: Scrabbl
Os posicionamentos de Audience Network são externos à plataforma. Por exemplo, este posicionamento na Meta significa que o seu anúncio pode aparecer em sites, aplicativos e até dentro de jogos (vídeos com incentivo).
Nessa linha, o LinkedIn deve lançar um novo posicionamento focado em Streaming, e isso aumentará consideravelmente a possibilidade de alcance das campanhas na plataforma.
Um dos pontos mais interessantes não é simplesmente o posicionamento, mas o cruzamento da base de dados do LinkedIn com os posicionamentos internos.
Você pode pensar: "Ah, legal, é só anunciar no YouTube que tem mais alcance". Mas eu te pergunto, o YouTube tem os mesmos dados granulares do LinkedIn? Não, não tem. E esta é uma das principais vantagens de se trabalhar multicanal, você tem acesso a bases de dados complementares.
Você já deve ter ouvido falar do plano mais barato da Netflix e da Disney+ que envolverá anúncios. Ou seja, em troca de visualizar anúncios entre um conteúdo e outro, você paga mais barato.
Em um futuro bem próximo, esses posicionamentos de streaming devem entrar na categoria "audience network" não só do LinkedIn, mas das outras redes também.
Em termos práticos, é interessante começar a pensar em criativos que possam ser bem exibidos na tela da TV e não somente na tela do celular. É um salto gigantesco e, em alguns casos, deve demandar campanhas específicas e especializadas.
Mas, pensando em grandes marcas que já investem em TV, por exemplo, fazer este cruzamento de dados é algo incrível em termos de mensuração.
Quer algo para refletir? Quanto tempo até grandes redes de TV integrarem o "audience network" em seu portfólio de produtos? 🤔
Novas regras de privacidade para a União Europeia
Desde o dia 05 de junho, a Meta começou a exigir o cadastro de Beneficiário/Pagador para qualquer empresa que tenha anúncios que tenham qualquer tipo de direcionamento para a União Europeia.
O que isso significa?
Que você precisará cadastrar essas informações na sua conta de anúncios.
Beneficiário: quem está sendo beneficiado com o anúncio executado? Na maioria dos casos, as empresas são beneficiárias e também pagam a conta. Mas existem exceções, e aí que entra o cadastro adicional do Pagador.
Pagador: se uma empresa pede para um influenciador ou um parceiro executar um anúncio em nome dela, isso precisará ser cadastrado também. Então, nos casos onde o pagador for diferente do beneficiário, isso precisa ficar claro do ponto de vista da Meta.
Onde essa informação ficará visível?
Essa informação não aparecerá no anúncio diretamente, mas será possível consultá-la utilizando a Biblioteca de Anúncios da Meta. Essa informação ficará guardada e poderá ser consultada durante um período de 12 meses. A medida visa trazer mais transparência para as campanhas da Meta.
Este passo não é opcional, é obrigatório. Então, se você selecionar "Mundo" na sua segmentação, também terá que cadastrar beneficiário/pagador. Se você selecionar exclusivamente com base em idiomas e algum desses idiomas for falado na Europa, você também será incluído.
Eu vejo a medida com bons olhos, na verdade, e acredito que no futuro será obrigatória também no Brasil.
A intersecção dos dois é visível e uma jogada incrível da Meta. Os lançamentos não param de acontecer e acredito que os anúncios chegando no Whatsapp agora passam a ser uma questão de tempo. Acho difícil nós finalizarmos o ano de 2023 sem alguma notícia sobre algum tipo de monetização mais ativa no Whatsapp.
Resolvi compartilhar isso com você para que você também fique de olho nas mudanças e adapte suas estratégias de acordo com o movimento do mercado.
Compartilhe a newsletter com seus contatos
O crescimento da newsletter pra gente é um indicador direto do quão satisfeito você está com o conteúdo. Se você quiser contribuir e ajudar a recomendar a newsletter, nós ficaríamos super felizes. Você pode compartilhar nos seus grupos do Whatsapp usando o endereço:
https://adsavancado.com/newsletter
Um ótimo dia pra você e que a semana continue incrível 👏