Anthony Quintano from Westminster, United States, CC BY 2.0
#38 A recuperação da Meta
Essa semana a Meta divulgou os resultados financeiros para o segundo trimestre do ano.
O resumo é que a Meta voltou oficialmente para os níveis de faturamento pré-pandemia e iOS 14.5.
Algo interessante é notar o crescimento do Facebook (do app azul mesmo). Isso pode ser um resultado direto das novas integrações com o Instagram também das novas iniciativas de recomendação na plataforma. O Facebook ainda conseguiu a proeza de crescer nos EUA e Canadá. Isso é importante porque este é o mercado que traz o maior faturamento em anúncios para a Meta.
O Discovery Engine da Meta tem claramente feito um bom trabalho em recomendar o conteúdo. Hoje no Facebook, o tipo de conteúdo que mais cresce é o conteúdo recomendado por IA de pessoas que você não segue.
Os projetos que têm deixado o Zuckerberg mais empolgado para o futuro próximo são: Threads,Reels, Llma2 e lançamento do Quest 3.
Apesar do Reality Labs ter dado $3,7 bilhões em prejuízo e a previsão é que ele continue dando prejuízo em 2024, a expectativa da Meta é vender milhões de dispositivos Quest 3. Este será o primeiro dispositivo da Meta focado em realidade aumentada e que terá um preço mais agressivo de venda.
Foi possível ver um contentamento considerável já que os resultados financeiros foram positivos. Essa é ma resposta direta do "Ano da Eficiência" cravado pela Meta no início do ano. Eles claramente estão focando em operações e projetos mais enxutos ao invés de iniciativas megalomaníacas.
Threads
Aliás, este é o motivo pelo qual o Threads é um sucesso. A ideia da Meta nunca foi concorrer diretamente para "tomar" o lugar do Twitter a curto prazo, era basicamente um teste que superou todas as expectativas que eles tinham para a plataforma. Tanto é que para o Threads a Meta alocou um grupo de aproximadamente 60 pessoas! Este é um número ridículo confiando que a Meta tem mais de 70mil funcionários. E mesmo assim, teve o resultado (orgânico) que você acompanhou.
Quem acha que o Threads é um fracasso, precisa mudar a perspectiva neste caso. A ideia da Meta era outra e hoje o Zuckerberg considera que ele pode se tornar o 5º grande app da Família de Apps, mas que eles tem muito trabalho a fazer.
Os planos para o Threads são:
Corrigir o básico para o app ser funcional.
Otimizar a retenção.
Fomentar a comunidade.
Se houver crescimento, implementar ads.
A Meta não deve implementar nenhum tipo de anúncio no Threads até que ele atinga aproximadamente 1 bilhão de usuários ativos. Nenhuma rede desse tipo atingiu este número. O Twitter tem aproximadamente 400 milhões de usuários ativos no mês.
Gestão e Eficiência
O "Ano da eficiência" tem 2 pilares do ponto de vista da Meta:
Consolidar como empresa de tecnologia
Melhorar os resultados financeiros com o objetivo de investir agressivamente no roadmap de longo prazo da Meta.
Não é segredo que a Meta está usando o faturamento da Família de Apps para bancar o futuro da IA e do Metaverso. E é justamente por isso que eles podem fazer um planejamento de longo prazo, mesmo com prejuízo e talvez seja esse um dos principais fatores que levem a Meta se tornar uma das líderes no mercado no futuro. Imagine para uma empresa pequena sustentar um prejuízo de $40 bilhões enquanto desenvolve um projeto? Já a Meta pode fazer isso e ainda ter um lucro líquido considerável.
Alguns dados adicionais:
Receita Total: $32 bilhões, aumento de 11%
71.400 funcionários, redução de 7% do último trimestre.
Lucro Liquido: $7,8 bilhões.
Fluxo de Caixa Livre: $11 bilhões,
O número de usuários ativos do Facebook chegou a 3 bilhões por mês.
O Facebook ganhou 96 milhões de novos usuários nos últimos 12 meses.
O Reality Labs deu um prejuízo (esperado) de $3,7 bilhões
O Whatsapp Business tem mais de 200 milhões de usuários ativos no mês.
Eu fiz um post no Instagram com alguns números e comentários também, você pode ver mais aqui:
Sabe algo que achei curioso? A Meta vai COMEÇAR a planejar 2024 nos próximos meses. Se você analisar a bibliografia de gestão e negócios, fica evidente o quanto o mercado mudou. A Meta tem objetivos grandes para o futuro e envolvem o Metaverso e IA, mas pensar que uma empresa deste porte ainda começará a planejar 2024 mostra o quão rápido eles estão se movimentando. Fica o insight para o seu negócio. :)
Ads
Separei alguns detalhes que podem ser relevantes para você:
Comércio Eletrônico é o vertical que mais contribui para o faturamento da Meta com Anúncios, seguido pelo segmento de entretenimento e mídia e Bens de Consumo Empacotados (bebidas, roupas, maquiagem, etc)
O número de impressões na plataforma aumentou 34% (em média).
O preço dos anúncios caiu, em média, 16%.
A Meta quer ampliar o faturamento especialmente com anúncios de Reels e Mensagens.
3/4 dos anunciantes utilizam Reels Ads.
O número de empresas usando anúncios de Mensagem dobrou do ano passado.
O Reels deve demorar mais para atingir o ponto de monetização ideal do que o Stories. Segundo a Meta, as pessoas navegam de forma mais lenta pelo feed.
Nos últimos 12 meses, o faturamento com o Reels saiu de $3 e foi para $10 bilhões.
Praticamente todos os anunciantes utilizam algum recurso Advantage da Meta hoje. Isso demonstra uma capacidade incrível para implementar um recurso e fazer com que ele seja usado. É mais difícil do que parece e o resultado é que a inteligência artificial dos anúncios (que tem mais parâmetros que o ChatGPT inclusive), deve ficar melhor a cada dia.
IA Aplicada
A Meta está investindo pesado em Ads, especialmente para 3 funções: Discovery Engine, Ads e Ferramentas internas de produtividade.
O Discovery Engine é responsável por todo o sistema de recomendação da Meta e ele está ficando melhor a cada trimestre. As ferramentas de Ads (Advantage, etc.) tem crescido em um ritmo insano também. Parece que todos os meses (às vezes semanas) temos alguma mudança ou novidade.
Anteriormente comentei sobre o interesse da Meta em implementar agentes de IA para automatizar mensagens, enquanto mantém o tom e voz da marca. A visão da Meta é que cada negócio terá o seu próximo agente de IA para interagir com o público, isso deve demorar para atingir um nível de maturidade, mas está nos planos. Na reunião de acionistas o Mark Zuckerberg deu a entender (não é certeza) que em Setembro, no evento Connect, teremos o anúncio dos agentes de IA e provavelmente uma timeline mais clara.
Resumo
Ótimo resultado financeiro, perspectiva de crescimento para o futuro, a família de Apps vai continuar bancando o prejuízo do Reality Labs (Metaverso) e o "ano da eficiência" da Meta sai do papel e vira uma realidade. O Threads é a prova definitiva de que uma estrutura enxuta pode alcançar resultados incríveis e a Meta deve explorar isso.
Existe uma sobreposição com Inteligência Artificial e o Metaverso, então o foco atual em IA pode contribuir para acelerar as novas ferramentas que farão parte do fundamento do Metaverso (Horizon, Quest, etc)
Em termos de anúncios, a reconstrução da plataforma e adaptação as novas regras de privacidade é uma prioridade e se você é anunciante da Meta, esta é uma ótima notícia.
Houve um período em que realmente o mercado ficou preocupado com a habilidade da empresa em entregar publicidade personalizada. Apesar dos desafios, as novas tecnologias devem resolver muito bem essa questão e provavelmente estamos diante de bons anos.
Acredito que os próximos 2 ou 3 anos podem ser os melhores dos próximos 10. Existe uma janela de oportunidade interessante para gente aproveitar e no futuro comento mais a respeito disso.
Qual tópico você tem mais interesse?
Clique abaixo para votar:
Login or Subscribe to participate in polls.
Um final de semana incrível para você!
Fiz mais uma enquete porque queremos entender melhor os tópicos que vocês tem interesse. Isso nos ajuda a criar produtos melhores. Se puder responder a enquete acima, é bem rápido, é só clicar e mais nada.
Nós desejamos um bom final de semana, você merece! Se for trabalhar, que seja leve, se for descansar, que seja um tempo agradável para cuidar de você.
❝
Para cuidar de uma empresa, primeiro você precisa cuidar de si mesmo.
Sheryl Sandberg