#23 Threads do Instagram, Fediverse e Zero-Party data
A nova rede da Meta para concorrer com o Twitter
Foto de Brett Jordan na Unsplash
O Threads pode ser maior que o Twitter em pouco tempo
Eu digo isso porque a Meta precisa de 20% da base do Instagram para ser maior do que o Twitter. Não é impossível imaginar um cenário onde o Threads passe a ser a principal fonte de informação em tempo real da atualidade.
Sinceramente? Não é a minha preferência. Eu gostaria muito que o Twitter conseguisse se recuperar, mas hoje este cenário está cada vez mais distante e a gestão tem sido catastrófica.
Integração Threads + Instagram
Durante o período de testes, o Threads foi disponibilizado para mais de 2mil usuários, mas durante este período algumas funções foram limitadas. Uma dessas funções foi a opção de compartilhar diretamente um “tweet” do Threads nos Stories e no Feed.
Você já sabe o que isso significa né? Durante os próximos dias seu feed será inundado com posts vindos do Threads. A Meta provavelmente vai impulsionar mais este conteúdo para coletar informações a curto prazo a respeito de como as pessoas vão engajar com este tipo de conteúdo no feed e nos Stories. Então se você quer aproveitar um alcance extra durante este período, prepare sua conta do Threads e não esqueça de compartilhar os posts no Feed e nos Stories.
Lista de Creators com acesso antecipado ao Threads.
Créditos dessa lista para o: Alessandro Paluzzi
Mark Zuckerberg (@𝚣𝚞𝚌𝚔) #1
Adam Mosseri (@mosseri) #2
Lauren Godwin (@𝚕𝚊𝚞𝚛𝚎𝚗𝚐𝚘𝚍𝚠𝚒𝚗) #214
Adam Waheed (@𝚊𝚍𝚊𝚖𝚠) #242
Joana Jamil (@𝚓𝚘𝚊𝚗𝚊.𝚓𝚊𝚖𝚒𝚕) #607
Wonho Chung (@𝚠𝚘𝚗𝚑𝚘𝚌𝚑𝚞𝚗𝚐) #647
Gabriella Karefa-Johnson (@𝚐𝚊𝚋𝚛𝚒𝚎𝚕𝚕𝚊𝚔_𝚓) #725
Luke Meagher (@𝚑𝚊𝚞𝚝𝚎𝚕𝚎𝚖𝚘𝚍𝚎) #913
Ashley Graham (@𝚊𝚜𝚑𝚕𝚎𝚢𝚐𝚛𝚊𝚑𝚊𝚖) #920
Eric Nam (@𝚎𝚛𝚒𝚌𝚗𝚊𝚖) #978
Michael Le (@𝚓𝚞𝚜𝚝𝚖𝚊𝚒𝚔𝚘) #992
Madison Werner (@𝚖𝚊𝚍𝚒𝚜𝚘𝚗𝚠𝚎𝚛𝚗𝚎𝚛) #1017
Naomi Gleit (@𝚗𝚊𝚘𝚖𝚒𝚐𝚕𝚎𝚒𝚝) #1128
Don Allen Stevenson III (@𝚍𝚘𝚗𝚊𝚕𝚕𝚎𝚗𝚒𝚒𝚒) #1132
Parker Kit Hill (@𝚙𝚊𝚛𝚔𝚎𝚛𝚔𝚒𝚝𝚑𝚒𝚕𝚕) #1408
Shabaz Says (@𝚜𝚑𝚊𝚋𝚊𝚣𝚜𝚊𝚢𝚜) #1654
Alan Chikin Chow (@𝚊𝚕𝚊𝚗𝚌𝚑𝚒𝚔𝚒𝚗𝚌𝚑𝚘𝚠) #1661
Fadlan Halao Thamrin (@𝚑𝚊𝚕𝚊𝚘𝚏𝚊𝚍𝚕𝚊𝚗) #1794
Maria Rahajeng (@𝚖𝚊𝚛𝚒𝚊𝚛𝚊𝚑𝚊𝚓𝚎𝚗𝚐) #1866
Elizabeth Rahajeng (@𝚎𝚕𝚒𝚣𝚛𝚊𝚑𝚊𝚓𝚎𝚗𝚐) #1895
Interface Web
Por um instante a interface Web ficou disponível e o The Verge publicou um print de como será a versão do Threads na web. Para acessar, utilize o site https://threads.net .
Versão web do Threads
Eu fiquei realmente feliz com uma versão web já no lançamento. Para uma rede social baseada em texto e que você quer agilizado para consumir o conteúdo, a versão web será incrível e faz todo o sentido ter uma versão web simplificada.
O que é o Fediverse?
A princípio a integração com o Fediverse não deve estar disponível, mas aparentemente faz parte dos planos da Meta. Até onde eu estou lembrando, é a primeira vez que uma grande rede decide utilizar o protocolo aberto.
O Fediverse (um acrônimo de "federação" e "universo") é um conjunto de plataformas e redes descentralizadas e intercomunicantes, todas construídas sobre protocolos de código aberto. Essas plataformas abrangem vários tipos de serviços, incluindo redes sociais, microblogging, compartilhamento de fotos e blogs, entre outros.
Cada plataforma no Fediverse opera de forma independente, mas pode se comunicar com outras, permitindo que usuários em uma plataforma sigam, compartilhem e interajam com usuários em outra. Isso é possível pelo uso de protocolos compartilhados, mais comumente o ActivityPub.
O principal benefício do Fediverse é sua natureza descentralizada, que impede que qualquer entidade única controle a rede. Isso pode levar a um aumento da privacidade, da liberdade de expressão e da resistência à censura.
###O que significa ter um padrão aberto?
Neste caso, imagine que você vai poder seguir um usuário que está no Mastodon a partir da sua conta do Threads.
Então no geral, garante uma maior interoperabilidade e descentralização da rede. É um cenário muito intrigante já que o Threads estará totalmente integrado ao Instagram.
Outra vantagem é a possibilidade de terceiros desenvolverem plataformas para você consumir o Threads. E eu vou jogar uma ideia aqui… eu acredito que clientes antigos abandonados pelo Twitter possam migrar para o Threads.
Eu bem que gostaria de ver clientes do nível Twitterrific, Echofon, e Tweetbot passando a integrar com o Threads.
Por que o Threads é uma máquina de “zero-party" data?
Algumas edições para trás eu comentei a respeito do novo formato de anúncios no Instagram para a busca. É muito tranquilo imaginar que a Meta já preparou o Threads para ser monetizado no futuro com posicionamentos específicos para anúncios.
Considerando ainda que ele irá suportar vídeos curtos, eu arrisco dizer que o posicionamento de vídeo In-Stream deve ser um dos primeiros formatos liberados para anúncios na nova rede. Mas esse um chute gigantesco já que não temos muitas informações de como será a integração da plataforma em termos de anúncios.
Deixa eu te contar algo importante. Se você vai comentar na plataforma, falar sobre seus gostos e preferências, este conteúdo pode ser rastreável e atribuído para o seu perfil. O Threads se torna na prática uma ferramenta para coleta massiva de dados de comportamento do usuário. Dados que o usuário está dando de bom grado 🙂 🤔.
Enfim, ainda quero comentar bastante sobre o impacto no universo dos anúncios, mas vou deixar para me aprofundar depois do lançamento da nova rede.
Siga o meu perfil no Threads
Após às 11:00h você pode seguir meu perfil no Threads:
Compartilhe a Newsletter e participe do programa de recomendação.
Se você quer ganhar um Workshop (ou cupom de R$97,00) nós criamos um novo programa de recomendação da Newsletter. Você só precisa utilizar o seu link exclusivo quando for convidar alguém.
Você pode acompanhar tudo na sua área exclusiva:
Este é o seu link exclusivo:
https://newsletter.adsavancado.com/subscribe?ref=PLACEHOLDER
Quantas pessoas você já recomendou: 0
Quantas faltam para você ganhar um Workshop: 30