PixieMe - stock.adobe.com
#98 WhatsApp é o futuro da Meta
Se você for imaginar como será a plataforma social privada do futuro, começando do zero, eu acho que basicamente se pareceria com o WhatsApp.
Mark Zuckerberg
Eu nunca gostei muito de mensageiros e demorei para aceitar que o WhatsApp seria o formato padrão de comunicação daqui para frente.
Em uma entrevista recente, conforme o New York Times, o Mark Zuckerberg posicionou o WhatsApp como o próximo capítulo da Meta. Isso não é uma surpresa se você tem acompanhado o conteúdo por aqui.
Inclusive na última reunião de acionistas, mais uma vez, o WhatsApp foi um dos destaques. Como eu faço essas análises da Meta há mais de 10 anos, fica evidente notar o papel do mensageiro surgindo e se tornando um protagonista.
Os rumores apontam que o WhatsApp foi sondado por Google e Tencent antes da Meta fechar a venda por incríveis $19 bilhões. Na época o número de críticas foi surreal.
Agora que todos têm celulares e estão basicamente produzindo conteúdo e enviando mensagens o dia todo, eu acho que você pode fazer algo muito melhor e mais íntimo do que apenas um feed de todos os seus amigos.
Mark Zuckerberg
Que o WhatsApp é uma potência no Brasil, não existe a menor dúvida, mas estamos vendo um crescimento nos EUA também, e o mais impressionante, entre os jovens.
O TikTok seria a grande ameaça que iria destronar o Instagram (o que está longe de ocorrer) e a Meta garantindo o futuro da empresa com uma demografia jovem utilizando um aplicativo é inclusive adorado por idosos. É um pouco irônico.
De acordo com um estudo interno da Meta, o WhatsApp tem um crescimento acelerado entre jovens de Miami, Nova York, Los Angeles e Seattle. E sempre vale lembrar que o Status do WhatsApp é o produto no formato "Stories" mais utilizado no mundo, ultrapassando o próprio Instagram.
Não é à toa que a Meta tem criado uma miríade de ferramentas para o WhatsApp e a evolução do WhatsApp Business é notável. Hoje são mais de 200 milhões de negócios que utilizando a versão Business.
Regulações
Tem um ponto importante sobre o futuro da plataforma que vale a pena destacar, as regulações. Em um cenário futuro, o WhatsApp deve permitir que você envie mensagens para concorrentes.
Na Europra, o "Digital Markets Act" irá existir interoperabilidade entre ferramentas de chat e outros serviços. Você pode ler mais detalhes aqui se desejar.
Mas esse é o jogo da Meta, adequação. Se for proibido e a empresa não conseguir se adequar, ela retira o recurso, como já ocorreu com as notícias no feed na Austrália e no Canadá em outras ocasiões.
O fator agilidade
Uma das maiores barreiras para pequenos negócios utilizarem ainda mais o WhatsApp é o atendimento. Especialmente a velocidade do atendimento.
A Nissan reduziu o tempo de atendimento médio de 30 minutos para alguns segundos utilizando o WhatsApp. E hoje, entre 30 e 40% de todos os novos leads da empresa vem exclusivamente do WhatsApp no Brasil. Insano isso.
Agora imagine, com o poder da IA generativa, colocar um robô a disposição de todos os donos de pequeno negócio que utilizam o WhatsApp Business. Ampliar o portifólio de anúncios possíveis, facilitar a venda direta com sistema de pagamento aprimorado.
Você não está atrasado
De forma alguma. O WhatsApp é o próximo passo e você tem o tempo e as ferramentas para poder adequar ao seu negócio.
Eu sinceramente continuo relutante em diversos níveis já que eu trabalho com uma operação extra enxuta, nós somos 2 pessoas para toda a operação. Mas especialmente para qualificação dos leads, definitivamente é uma área que eu tenho mais interesse em explorar a curto prazo.
Para empresas que já trabalham com o WhatsApp, não há o que pensar. Essa é uma ótima hora para ampliar o escopo da sua estratégia, automatizar e colher todos os benefícios de uma estratégia baseada em mensageiros.
Eu ainda acho que os anúncios de clique para o WhatsApp exigem um cuidado adicional e precisam ser pensados para não causar interrupção do funil devido ao excesso de esforço. Mas especialmente para um cenário com utilização de bots, o usuário tem o controle.
De qualquer forma, o WhatsApp é uma plataforma que é amigável a privacidade, que está mais alinhada com uma nova era de interações sociais privadas. O WhatsApp já tem mais de 2,7 bilhões de usuários ativos e caminha para ser a plataforma definitiva para os próximos anos (imediatos).
Sim, temos IA, o Metaverso, realidade aumentada, mas a curto prazo, os mensageiros já tem mais usuários que as redes sociais e representam a plataforma dominante deste momento.
Vou deixar um trecho de uma frase do Head do WhatsApp e você pode tirar suas próximas conclusões:
❝
O objetivo é tornar o WhatsApp um nome de grande destaque, seja para fazer compras, conversar ou se manter informado sobre notícias e eventos
Will Cathcart - Head do WhatsApp
Integração nativa do Google Planilhas com o Business Suite
Depois de lançar a ferramenta de CRM nativa no Business Suite, a Meta começou a liberar uma integração nativa com o Google Planilhas.
Eu ainda quero comentar em uma edição separada sobre as novas ferramentas do Business Suite, mas enquanto isso, assista o vídeo abaixo:
Uma ótima quinta-feira!
Só para finalizar a newsletter desejando um final de semana (quase) incrível para você. E não esqueça do feriado na próxima semana.
Organize suas campanhas/estratégias de vendas para considerar o impacto do feriado ok?
Um abraço,
Estêvão e Maria