Foto de Volodymyr Hryshchenko na Unsplash
#41 Instagram 🤝 Whatsapp
Segundo o Adam Mosseri, nos últimos anos, o crescimento mais significativo do Instagram ocorreu nos Stories e DMs. A rede vem ganhando recursos de mensagem de forma agressiva e claramente é uma das prioridades da Meta.
Mais uma vez, o comportamento hoje é diferente do que vivemos no passado. As pessoas compartilhavam a vida inteira no feed, sem muita restrição. Hoje é muito mais uma curadoria de conteúdo cuidadosamente pensado, às vezes é puro entretenimento. Mas aquele volume agressivo de publicação sem muito critério se esgotou.
De onde eu vejo, esse é um movimento importante para a sobrevivência do Instagram a longo prazo. Os mensageiros já tem mais usuários que as Redes Sociais há alguns anos.
Em 2015 já foi possível ver claramente a mudança no padrão
Em 2017 estava consolidado.
Em 2023, de acordo com o Statista, existem 3.96 bilhões e usuários usando redes sociais e 4,26 bilhões utilizados mensageiros. Não é uma diferença muito grande, mas ela se mantém.
Um dos principais motivos é que as pessoas interagem de forma primariamente privada e isso não deve mudar em um futuro próximo.
Foi assim que o Snapchat sobreviveu, se tornando um poderoso mensageiro. O Instagram segue o mesmo caminho, mas tem algo que pode mudar o cenário num futuro relativamente próximo, o Whatsapp.
WhatsApp Social
Aos poucos a Meta tem introduzido recursos que transformam o mensageiro em uma rede social. Simples assim.
Uma das principais barreiras para que isso aconteça é o fato de que ninguém quer compartilhar o número de telefone de forma pública.
Mas e se fosse possível passar o seu Whatsapp sem passar o telefone? Que as pessoas pudessem seguir seu canal de conteúdo, ver seus stories, receber fotos, vídeos, arquivos, somente com um usuário?
De acordo com o WABetaInfo, esse recurso foi encontrando no mês de maio em um dos testes do Whatsapp.
Além disso, os canais públicos já estão em teste também. Eles ainda não estão disponíveis para todos, mas recentemente a Meta deu um destaque para o canal do atual presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.
Conforme o tempo passa, fica evidente o poder da Meta de adaptar-se rapidamente as tendências do mercado.
Um "WhatsApp Social" abre uma série de novos posicionamentos para anúncios, por exemplo, aumentando consideravelmente o portifólio de distribuição da Meta.
No final, temos um Instagram "mais mensageiros" e um WhatsApp "mais social". A dança das duas redes está sendo um show a parte e o volume de atualizações é algo sem precedentes na história.
Por que isso é importante?
Ter uma visão de onde está o engajamento, nos dá uma visão mais precisa de como podemos usar novas estratégias para engajamento.
Um exemplo é o incentivo ao compartilhamento do conteúdo via mensagem ou dm diretamente no criativo. Se é um comportamento que as pessoas já tem o costume de fazer, incorporá-lo no criativo pode fazer toda a diferença.
Mas não pare aí, tire um minuto para refletir, entender as mudanças e adaptar para o seu negócio, para sua realidade.
Quais oportunidades você consegue identificar? Com certeza você vai pensar em algo bacana.
O importante é que nós, como profissionais, precisamos estar a postos para mudanças e adaptação contínua do mercado. E este deve ser um pensamento padrão, não um peso adicional colocado em nossas mãos. Hoje o mercado é esse, vamos executar.
Queremos saber sua opinião ⤵️
Se a gente tivesse outra newsletter, qual tópico você preferiria ler?
Eu e a Maria estamos considerando expandir para outras newsletters.
Login or Subscribe to participate in polls.
Sobre a velocidade do mercado
Nós queríamos deixar só um recado para te tranquilizar com tantas mudanças no mercado. Às vezes dá a impressão que é muita coisa, que vamos ficar para trás de alguma forma. Não se preocupe com isso, foco em melhorar o seu negócio, seus processos, seu conteúdo, seus anúncios.
O ideal é que você concorra com você mesmo e entenda que a melhoria faz parte do processo e é assim para todo mundo. Você não está sozinho nessa.
Um ótimo dia para você